Pular para o conteúdo
Brasil

Boate-templo em bairro boêmio de BH tem pregação no lugar de “pegação”

O local tem todas as características de uma boate
Arquivo -

O local tem todas as características de uma boate

A Igreja Batista da Lagoinha, com 63 templos em (67 mil membros) e um em Niterói (no Rio, com 5.000 membros), criou uma boate-templo na Savassi, área nobre da capital mineira e local da maior concentração de boates, bares, restaurantes e hotéis da cidade.

O Savassi Club ou Igreja Batista Lagoinha Savassi, inaugurado no início deste ano, tem todas as características de uma boate. Música alta ao vivo tocada por bandas de diferentes “tribos”, intenso jogo de luzes coloridas, iluminação neon, paredes pretas, camarote e salas de estar.

Somente dois aspectos diferenciam o local de outras casas noturnas: não há “pegação”, ela é substituída pela pregação, e os drinques não têm álcool, explica o pastor Victor Câmpara, 27.

“Estamos fazendo um trabalho específico de evangelização desses jovens. Aceitamos todas as ‘tribos’. Roqueiro, playboy, metaleiro, hipster, skatista, gay. Sem preconceitos, queremos receber todos os jovens”, diz Câmpara.

Flaviano Marques da Costa, 29, o pastor Flavinho, explica que a implantação da boate-templo na Savassi tem o objetivo atrair para a Igreja Batista os jovens que frequentam as baladas nas casas noturnas da Savassi.

“A ideia é que a evangelização possa alcançar todas essas ‘tribos’. Por ser um bairro boêmio, que atrai muitos jovens, investimos na Savassi para deixar o lugar com cara de boate. É atraente para os jovens. O louvor tem cara de boate mesmo”, afirma.

Segundo o pastor Flavinho, a boate-templo já tem cerca de mil frequentadores.

“Se uma pessoa chegar aqui, drogada ou bêbada, vai ser recebida da mesma forma. É claro que não vai utilizar nada aqui dentro, mas vamos conversar com esses jovens”, diz Câmpara.

“Um casal de namorados pode vir, claro. Mas não vai haver ‘pegação’ aqui. Só pregação.”

Cura gay?          

Priscila Coelho, 31, apresentadora de uma TV evangélica em Belo Horizonte, é responsável pelo acolhimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros na boate-templo. Segundo ela, participam do grupo cerca de cem jovens, que descobriram o evangelho desde a implantação do templo.

“Primeiro falamos de Deus para essas pessoas. Depois vem a evangelização. Deixar de ser gay é consequência. Se a pessoa tem fé no Evangelho, ela deixa de ser gay”, afirma Coelho, que diz que já se relacionou com “várias garotas”.

Ela solta uma gargalhada quando o repórter lhe pergunta sobre a cura gay e explica o conceito. “Cura gay não existe. Não existe ex-gay. A pessoa crê no Evangelho, acredita em Jesus e não pratica. É isso”, diz.

“Com 24 anos descobri Jesus e deixei de ter relações sexuais com outras mulheres. Eu era infeliz. Mas não sei se vou namorar ou ter relacionamentos com homens. Ainda não”, afirma.

Um templo em construção

Na avenida do Contorno, quase na esquina com a avenida Getúlio Vargas, o Savassi Club está cercado de bares, sorveterias e hotéis. No imóvel, já funcionaram sete boates nas últimas duas décadas.

A boate-templo está instalada em um prédio de três andares. Pintada de preto, um portão de entrada iluminado com neon e sem placas de identificação, os pastores e membros da igreja ficam dispostos na calçada recebendo os frequentadores dos cultos, pessoas que os pastores conhecem pelo nome.

Os cultos, sempre às 20h, acontecem às quartas-feiras, sábados e domingos. Durante os intervalos, são distribuídos drinques feitos a partir de frutas e polpas de frutas, água, churros, cookies e batatas chips.

Segundo o pastor Flavinho, nas próximas semanas, o local vai abrir também às sextas-feiras para uma “happy hour”. Deve começar por volta das 17h, diz o religioso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

consórcio

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Últimas Notícias

Cotidiano

Para celebrar tratado entre Brasil e Japão, Suguru Ikeda faz show gratuito em Campo Grande

Evento será realizado pela Associação Okinawa de Campo Grande nesta terça-feira (21)

Polícia

Polícia prende suspeito de matar Andreia sete dias após feminicídio em Bandeirantes

Arma utilizada para matar Andreia foi encontrada escondida no terreno na casa do pai do autor

Polícia

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Jonathan Medeiro da Fonseca, de 36 anos, tentou ser vereador por Coronel Sapucaia, mas ficha pregressa fez TRE-MS o considerar 'inapto'

Transparência

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

Justiça colocou pagamento na fila de precatórios, mas hospital tenta reverter decisão em Brasília