Pular para o conteúdo
Brasil

Filha de vereador é detida por atuar como mesária em Goiás

Ela foi levada para sede da Polícia Federal
Arquivo -

Ela foi levada para sede da Polícia Federal

Uma mesária de uma seção em Anápolis, em Goiania, foi retirada do local de votação pela Polícia Federal por ser filha de um candidato a vereador, o que é proibido pela Justiça Eleitoral. A mesária foi levada a uma delegacia da cidade, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

Waléria Nogueira, filha do candidato a vereador Jerry Cabeleleiro (PTB) foi detida na zona eleitoral 144, no Colégio Plínio Jaime, e levada para a sede da Polícia Federal em Anápolis, onde presta depoimento.

De acordo com a ocorrência, Waléria infringiu o parágrafo 5º do artigo 120 do Código Eleitoral, que diz que estão em situação irregular “os nomeados que não declararem a existência de qualquer dos impedimentos referidos no parágrafo 1º incorrem na pena estabelecida pelo Art. 310”. O parágrafo 1º diz que não podem ser nomeados presidentes e mesários parentes de até segundo grau e cônjuge dos candidatos.

O atual vereador e não reeleito Jerry Cabeleireiro disse ao portal G1 que a filha apenas estava cumprindo o seu papel de cidadã. “Para mim isso é um grande constrangimento. É um erro do TRE, pois eles não avisaram nada e nem fizeram uma reunião para que os mesários fossem melhor preparados. Ela está simplesmente atendendo ao chamado do TRE, que tinha que ter impedido ela. É uma falha grotesca”.

Ele ressaltou que a filha foi mesária no primeiro turno e que agora, quando já não é mais candidato, não vê problema algum com a atuação dela. “Eu já não sou mais candidato, não fui reeleito, então a participação dela como mesária não prejudicaria em nada a votação”, afirmou.

Até as 15h, 11 urnas eletrônicas foram substituídas em Anápolis, terceiro maior município do estado e um dos dois a ter segundo turno neste domingo.

Em alguns locais de votação, os eleitores relataram dificuldade com o sistema biométrico, em que a pessoa é identificada pela impressão digital. “Na primeira tentativa teve falha, ai insistimos, coloquei o dedinho outras vezes e deu tudo certo”, contou a professora Marilda Torquato.

Dos 260.567 eleitores de Anápolis, apenas 295 ainda não votam pelo sistema biométrico. Neste ano, não houve Lei Seca no primeiro nem no segundo turno das eleições nos municípios de Goiás. A Secretaria de Segurança Pública avaliou não haver necessidade de restrição na venda de bebidas alcoólicas.

A prefeitura de Anápolis é disputada entre os candidatos João Gomes (PT) e Roberto do Orion (PTB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

Gêmeo morre após se envolver em acidente de carro com o irmão

Acidente aconteceu na MS-430, em São Gabriel do Oeste; três pessoas, incluindo o irmão da vítima fatal, foram socorridas

Cotidiano

Apesar de chuva, Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Para voos nacionais, deve-se chegar ao aeroporto com 1h30 de antecedência

Mundo

Morre o físico chinês Chen Ning Yang, vencedor do Prêmio Nobel, aos 103 anos

Chen ganhou Nobel em 1957 por pesquisar as chamadas leis das paridades, que contribuíram para descobertas sobre partículas elementares

Brasil

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Edital deve ser publicado em dezembro