Pular para o conteúdo
Brasil

Tropas do Exército fazem evento-teste de segurança para a Rio 2016

Este é o último evento-teste antes dos Jogos Olímpicos
Arquivo -

Este é o último evento-teste antes dos

Tropas da 1ª Divisão de Exército, baseada em Deodoro, zona oeste do Rio, realizam até domingo (24) a Operação Cardeal IV, que consiste em garantir a segurança na Copa do Mundo de Tiro Esportivo, que está sendo disputada na Vila Militar. Este é o último evento-teste antes dos Jogos Olímpicos e o último treinamento em que haverá tropas do Exército nas ruas.

No Complexo Esportivo de Deodoro, foram realizados, no total, sete eventos-teste em que técnicas de emprego de material especializado, táticas e procedimentos foram sendo aperfeiçoados.

A previsão é que, por dia, mais de mil militares trabalhem com agentes dos demais órgãos de segurança pública no controle das áreas que serão ocupadas no período dos Jogos Olímpicos (de 5 a 21 de agosto) e Paralímpicos (de 7 a 18 de setembro) por atletas, delegações e espectadores.

Segundo o chefe do Estado-Maior da 1° Divisão de Exército, coronel Mário Fernandes, durante a competição, a operação preservará a segurança pública, mas sempre garantindo o direito de ir e vir da sociedade. “Nossa missão é reforçar a segurança pública para que haja preservação do nosso ambiente, e garantir a tranquilidade e estabilidade das vias públicas e áreas comuns durante a execução dos Jogos Olímpico. Durante a competição, haverá cerca de 5.500 homens empenhados nessa tarefa”, disse o coronel.

Ameaça terrorista

Tropas do Exército fazem evento-teste de segurança para a Rio 2016Na última quarta-feira (13), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou a autenticidade de um perfil na internet do francês Maxime Hauchard, integrante do grupo Estado Islâmico, que, em mensagem postada em novembro, disse que o Brasil seria alvo de ataque terrorista. A ameaça foi feita em novembro do ano passado. Para o coronel Fernandes, a situação preocupa, mas não é motivo para desespero.

“Encaramos com preocupação, é claro, mas com muito profissionalismo e confiança no nosso plano de segurança pública. Nosso setor de inteligência já vislumbrava esse tipo de ameaça, mas está amplamente preparado para quaisquer eventos que possam ocorrer, inclusive com a identificação desses vetores antes que eles possam agir dentro do nosso território”, acrescentou Fernandes.

Durante a Operação Cardeal IV, além do aumento significativo de patrulhas no local, ainda é possível contar com um monitoramento silencioso, escondido por trás das câmeras. São três centros de operações que, com imagens em tempo real, acompanham toda a movimentação nas áreas de provas. Das salas, os militares podem identificar uma ação suspeita e deslocar a equipe mais próxima ou a mais indicada para atuar no caso.
Fernandes considera isso um legado para a cidade. “São melhorias para os moradores aqui da região de Deodoro e da Vila Militar, já que o Centro de Operações, por exemplo, continuará atuando diariamente mesmo após as Olimpíadas. Aliás, isso só será intensificado, já que, durante os Jogos, teremos 80 câmeras de monitoramento, e depois aumentaremos para 120. Sem mencionar as instalações esportivas que foram feitas por aqui, o tratamento dos rios da região, melhorias no saneamento público etc.”

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão realizados entre os dias 5 a 21 de agosto, com mais de 10 mil atletas de 206 países diferentes. Em 17 dias, serão disputadas 306 provas com distribuição de medalhas. Nos Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro, serão mais de 4 mil atletas de 176 países. Em 11 dias de disputa, haverá 528 provas com direito a medalhas de ouro, prata e bronze.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paralisação dos ônibus refletiu no atraso de trabalhadores e na abertura do comércio

Quem foi eliminado do MasterChef Confeitaria? Marina, Johnlee e Léo disputaram prova

Onibus

Empresa pode abonar falta por causa de greve no transporte público? Advogada explica

jacare comido vivo por onça

VÍDEO: Jacaré agoniza ao ser comido vivo por onça faminta no Pantanal

Notícias mais lidas agora

Onibus

Sindicato anuncia nova paralisação dos ônibus em Campo Grande para pressionar pagamento do vale

Agetran tenta barrar petição contra Consórcio alegando que ação tem tirado o ‘conforto dos usuários’

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

cao

Cadê meu dono? Husky siberiano é encontrado em comércio da Gury Marques

Últimas Notícias

Polícia

Mulher que matou Solene asfixiada já quebrou o braço de companheira durante agressões

Suspeita usava tornozeleira eletrônica desde julho em decorrência de agressão

Cotidiano

“Estamos em negociação”, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

Funcionamento dos ônibus do Consórcio Guaicurus foi paralisado devido a atraso salarial dos motoristas

Mundo

Secretário-geral da ONU vê risco de novas guerras comerciais e alerta para tarifas em alta

Guterres alertou para um "alto risco de guerras comerciais motivadas por bens de consumo"

Política

Assembleia de MS terá quatro dias de ‘feriadão’ pelo Dia do Servidor Público

Servidores municipais em Campo Grande e estaduais também ganharão folga