Pular para o conteúdo
Brasil

Jovem preso em operação contra Baleia Azul fez ao menos 30 vítimas

Há indícios de que ele teria feito até 40 vítimas
Arquivo -

Há indícios de que ele teria feito até 40 vítimas

Matheus Moura da Silva, de 23 anos, preso nesta terça-feira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, por policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) confessou ter feito 30 vítimas no jogo , porém há indícios de que ele teria feito até 40 vítimas. Matheus vai responder pelos crimes de associação criminosa, tentativa de homicídio e lesão corporal. Nenhuma das 30 vítimas apontada por Matheus morreu participando do jogo. Nos casos mais graves, sofreram lesões e cortes na pele.Jovem preso em operação contra Baleia Azul fez ao menos 30 vítimas

Matheus foi detido no bairro Nova Era como parte da operação Aquárius, deflagrada para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, contra os responsáveis pelo Baleia Azul. Ele foi levado para a Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio. A operação também tenta cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em 20 municípios de nove estados do Brasil, incluindo o .

— O início da investigação foi do zero. Não tínhamos vítimas, autores, nem materialidade. Mas abrimos inquérito preventivamente. E conseguimos salvar vítimas. Crianças que estavam prestes a se matar. As vítimas chegavam na delegacia muito mutiladas. Conseguimos salvar vidas — afirmou a delegada Fernanda Fernandes, responsável pelo caso.

Durante a investigação, agentes da especializada esbarraram com recusa do Facebook em fornecer informações pedidas pela polícia, mesmo após ordem judicial determinando a entrega dos dados.

Durante coletiva de imprensa, a polícia informou que está investigando 10 pessoas e curadores de outros estados estão sendo identificados. Os agentes também informaram que todas as vítimas que chegaram até a DRCI foram encaminhadas para acompanhamento psicológico para evitar que continuassem ou entrassem no jogo. A delegacia especializada conseguiu chegar a 15 vítimas do Baleia Azul. Para chegar até as vítimas, a delegacia entrou em contatos com as secretarias estaduais de Saúde e Educação, pedindo que, em todo caso, os agentes fossem notificados.

O jogo da Baleia Azul, que se tornou motivo de preocupação em diferentes países, consiste em uma série de 50 desafios diários enviados ao participante por um “curador”. Há desde tarefas simples como desenhar uma baleia azul numa folha de papel até outras muito mais mórbidas, como cortar os lábios ou furar a palma da mão diversas vezes. Como desafio final, o jogador deve se matar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local