Pular para o conteúdo
Brasil

AGU contesta travestis no STF e diz que elas devem ir para presídios masculinos

POR: MÔNICA BERGAMO A AGU (Advocacia-Geral da União) apresentou uma manifestação ao STF (Supremo Tribunal Federal) para defender que travestis condenados sejam enviados a presídios masculinos. O órgão contesta, assim, os argumentos da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais apresentada à corte pedindo que “as custodiadas travestis”” possam “o...
Arquivo -

POR: MÔNICA BERGAMO

A AGU (Advocacia-Geral da União) apresentou uma manifestação ao STF (Supremo Tribunal Federal) para defender que travestis condenados sejam enviados a presídios masculinos.

O órgão contesta, assim, os argumentos da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais apresentada à corte pedindo que “as custodiadas travestis”” possam “optar por cumprir a pena em estabelecimento prisional do gênero feminino ou masculino”.

A entidade diz que a permanência em presídios masculinos coloca em xeque os direitos constitucionais de transexuais e travestis.

“As travestis e transexuais custodiadas pelo Estado em estabelecimento prisional incompatível com o gênero feminino, são submetidas às mais diversas violações de direitos, como por exemplo o desrespeito à integridade física e moral, o desrespeito à honra, desrespeito à vida, desrespeito à integridade do corpo e, sobretudo, o impedimento de expressar sua sexualidade e o seu gênero”, afirma a associação.

Já a AGU defende a constitucionalidade da norma, que separa os presos por natureza do delito, idade e sexo. Ela prevê também que travestis podem optar por ficar em uma ala separada de convivência, caso queiram.

De acordo com o órgão, a resolução reconhece a identidade de gênero, resguardando os interesses de grupos vulneráveis na prisão. “Além de recolhimento em local compatível com o seu gênero” ela assegura “o direito do ou transexual de ser chamado pelo seu nome social, de optar pela utilização de roupas femininas ou masculinas, de manter cabelos compridos e até mesmo de prosseguir com eventual tratamento hormonal”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Familiares e amigos de Denner lamentam morte de jovem durante capotamento na MS-430

louvre

Roubo cinematográfico no Louvre: o que se sabe sobre o ataque que levou joias inestimáveis?

Jorge e Mateus causam comoção ao anunciarem pausa na carreira: ‘Chorando’

pantanal desmatamento tce

Trabalhador morre após cair de caminhão em movimento e ser atropelado no Pantanal

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Fronteira entre Corumbá e Bolívia segue fechada para votação presidencial

Disputam o segundo turno o senador Rodrigo Paz Pereira e o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga

Polícia

VÍDEO: ladrão coloca roupas na mochila e dá prejuízo de R$ 1,5 mil para loja em Campo Grande

O estabelecimento vende roupas feminina e está localizado em um Shopping da Capital

Polícia

Bêbado, homem dá cadeirada em funcionário e acaba preso em conveniência

Homem teria causado um tumulto ao alegar que não havia sido atendido e tentou danificar a conveniência

Brasil

Explosão residencial mata duas pessoas e deixa feridos em bairro de Olinda

Informações são de que 12 moradores estavam no local no momento da explosão