Pular para o conteúdo
Brasil

Complexo Ferroviário da Capital ganhará espaço permanente para a Cultura

A Prefeitura de Campo Grande fará os estudos para a requalificação do complexo ferroviário da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB), em Campo Grande, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2009. Em reunião nesta segunda-feira (10) com a superintendente do Iphan , Maria Clara Scardini, o prefeito Marquinhos Trad […]
Arquivo -

A Prefeitura de fará os estudos para a requalificação do complexo ferroviário da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB), em Campo Grande, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2009. Em reunião nesta segunda-feira (10) com a superintendente do Iphan , Maria Clara Scardini, o prefeito Marquinhos Trad assegurou que serão feitos os encaminhamentos  para o projeto , que deve abranger uma área de aproximadamente 94 mil metros quadrados.

No final do ano passado, o Iphan conseguiu viabilizar recursos próprios para o início do projeto executivo que prevê a requalificação das estruturas físicas da Rotunda e o seu entorno imediato, que compreendem os galpões. Maria Clara Scardini explicou que as tratativas junto ao município, que apontou as necessidades para aquela área, já estão concluídas e, o próximo passo será a conclusão e entrega do projeto executivo para a prefeitura.

“Desde o ano passado estamos amadurecendo o projeto para abrigar as reais necessidades da prefeitura, a partir do interesse coletivo da população, que apontou para a instalação de um espaço multiuso naquele espaço. Hoje trouxemos esses estudos preliminares para que o prefeito pudesse aprovar e indicar a continuidade do projeto maior, que compreende todo o complexo da Esplanada Ferroviária”, informou a representante do Iphan em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun, a área que compreende a Rotunda será projetada para receber o Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA, Banda e Orquestra Municipal, auditórios para ocupação de apresentações culturais, escola de música, espaços para teatro, ensaios e danças, além de uma área reservada para receber o artesanato e a gastronomia local.

“A ideia é criar um ambiente para que as pessoas realmente ocupem esse espaço, com a oferta de uma série de atividades que, de fato, permitam que esse local tenha vida própria e uma frequência permanente de público. A atual gestão municipal tem colocado o setor da cultura, que por tantos anos esteve esquecido, entre suas prioridades e, promover um local desta grandeza certamente vai tornar real esse movimento para os setores da cultura e também vai abranger o turismo”, explicou a titular da Sectur.

Durante o encontro, no gabinete do Paço Municipal, a diretora-executiva de Planejamento e Gestão Estratégica da Prefeitura de Campo Grande, Catiana Sabadin Zamarrenho disse que a estimativa de investimento somente para execução do projeto da Rotunda e as demais estruturas físicas do entorno deverá custar entre R$ 6 milhões e R$ 8 milhões.

“Essa é apenas uma estimativa de investimento para a Requalificação dessas estruturas físicas que compreendem a Rotunda e o seu entorno imediato. Recursos esses que a prefeitura precisará buscar depois do projeto executivo concluído. Porém, o nosso entendimento, a partir da visão do prefeito, é de que a execução deva ser feita de maneira integrada com todos os projetos viabilizados ali, com a urbanização dessa área, criação de ciclovia e iluminação, por exemplo, para atender todos os empreendimentos que serão alocados ali, na sequência, que não se restringe a requalificação da Rotunda, mas a partir dele, podemos integrar as estruturas do projeto de requalificação de toda área central, que a gente já está fazendo”, detalhou Catiana. (Assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“O fogo subiu muito rápido”: morador conta sobre incêndio que deixou moradores sem internet

Ozempic, Bobbie Goods: Gatos para adoção com nomes inusitados viralizam na web

Câmara analisa incentivo a empreendedores e mais duas propostas nesta terça

audiência

Motorista presa por atingir jornalista no trânsito ganha a liberdade após fiança

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Água Bonita - ana laura menegat

Pesquisa revela força de cacicas na liderança de sete aldeias indígenas de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Você viu esses cachorros? Famílias procuram por pets que desapareceram em Campo Grande

Pets desapareceram neste final de semana nos bairros Jardim Ouro Preto, Vila Morumbi e Vila Serradinho

Polícia

Idoso é preso após quebrar o fêmur da esposa durante briga em Três Lagoas

Vítima disse que já teve a clavícula quebrada pelo suspeito anteriormente

Polícia

Brasileiro é preso na Ponte Internacional da Amizade com contrabando de répteis exóticos

Ao todo foram apreendidos 12 jacarés, 10 lagartos cristais, uma anaconda e uma cria de píton que estavam escondidos na mochila

Mundo

Papa Leão XIV recebe pela primeira vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Pontífice reconheceu que "havia grande resistência" à ideia de uma lei universal de tolerância zero