Pular para o conteúdo
Brasil

Vaticano beatifica madre após reconhecer milagre operado em SP

O Vaticano beatificou neste sábado (3) a madre italiana Clélia Merloni (1861-1930) por um milagre atribuído a ela na cura de um médico em Ribeirão Preto (SP) em 1951. A beatificação, etapa anterior à canonização, foi oficializada durante uma missa presidida na Basílica de São João de Latrão, em Roma, segundo informações divulgadas pelo Vatican News, órgão oficial […]
Arquivo -

O beatificou neste sábado (3) a madre italiana Clélia Merloni (1861-1930) por um milagre atribuído a ela na cura de um médico em Ribeirão Preto (SP) em 1951.

A beatificação, etapa anterior à canonização, foi oficializada durante uma missa presidida na Basílica de São João de Latrão, em Roma, segundo informações divulgadas pelo Vatican News, órgão oficial de notícias da sede da igreja católica.

Madre Clélia é fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, entidade criada em 1894 em Viareggio, Itália, com representações no Brasil e no mundo.

No início deste ano, o Papa Francisco reconheceu a intercessão dela na cura do médico Pedro Ângelo de Oliveira Filho, que sofria da síndrome de Landry-Guillain-Barré, doença que paralisa os músculos do corpo. A causa tinha sido aberta pela Santa Sé em 1988.

Segundo o Instituto das Apóstolas, ainda existem graças atribuídas a madre Clélia não reconhecidas como milagres que no futuro podem levar à canonização.

O milagre reconhecido

Segundo relatos da igreja, em 14 de março de 1951 o médico brasileiro, então com 41 anos, foi acometido por uma paralisia nos membros e internado na Santa Casa de Ribeirão Preto.

Quadro que impedia o paciente de falar, comer, beber e engolir, e evoluiu para uma insuficiência respiratória aguda, de acordo com os registros.

Depois de um diagnóstico sem esperanças em uma época com menos recursos médicos, o paciente recebeu o sacramento da extrema unção.

Na noite de 20 de março daquele ano, “no mais profundo desespero”, a mulher do médico encontrou irmã Adelia Alvez Barbosa, que a convidou a rezar, segundo os registros, pedindo a intercessão da madre italiana.

Além disso, a irmã usou pequenos fios de um tecido, material que teria sido extraído de um hábito usado pela madre italiana, na água ingerida pelo paciente.

De acordo com os relatos registrados pela igreja católica, assim que bebeu água com partículas do tecido, com dificuldade, o paciente parou de salivar e começou aos poucos a se recuperar e inclusive surpreendeu um amigo médico, que o visitou na manhã seguinte.

O médico voltou a andar em torno de 20 dias depois, sem nenhuma sequela, de acordo com o relatório da igreja.

Na época da cura, uma missa em ação de graças foi realizada na Igreja Matriz de Ipuã (SP), onde o médico atuava e tinha um consultório.

Oliveira Filho morreu 35 anos depois, mas em decorrência de uma parada cardíaca, em setembro de 1986.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
hamas israel

Israel ataca dezenas de alvos do Hamas em Gaza após grupo romper cessar-fogo

Sessões solenes e plenárias, ações alusivas ao Outubro Rosa e Corrida dos Poderes marcam semana na Alems

manchester

Manchester United encerra jejum em Anfield e impõe quarta derrota seguida ao Liverpool

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

moto

Guia Lopes da Laguna decreta fim do ‘pipoco’ de motos e polícia pode deixar motociclistas a pé

Últimas Notícias

Mundo

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Passagem de cometa está prevista para terça-feira (21)

MidiaMAIS

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

Mostra de dança contemporânea acontece até o dia 23 de outubro, na Plataforma Cultural, em Campo Grande

Brasil

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Presidente discursava sobre as universidades que criou em seu governo

Cotidiano

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

Parto mobilizou equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros na madrugada deste domingo (19)