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Brasil

Governo federal lança programa para a implantação de escolas cívico-militares

Foi lançado nesta quinta-feira (05) pelo Governo federal o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares que prevê a implementação de 216 colégios até 2023, totalizando 54 por anos, a começar por 2020. Esse total é o dobro do anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) no Compromisso Nacional pela Educação Básica, em julho. A escola cívico-militar é […]
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(Foto: Divulgação MEC)
(Foto: Divulgação MEC)

Foi lançado nesta quinta-feira (05) pelo o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares que prevê a implementação de 216 colégios até 2023, totalizando 54 por anos, a começar por 2020.

Esse total é o dobro do anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) no Compromisso Nacional pela Educação Básica, em julho.

A escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da educação básica do país. Para isso, será construído um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes e até mesmo pais e responsáveis.

Segundo informações dispostas no site MEC, o presidente Jair Bolsonaro destacou a disciplina em escolas com tutela de militares e as classificou como fundamentais para o desenvolvimento do país. “O que nos tira da miséria, da pobreza, da ignorância, é o conhecimento. É o ensino”, afirmou após assinar o decreto que cria o programa.

O modelo será levado, preferencialmente, para regiões que apresentam situações de vulnerabilidade social e baixos Ideb  (Índices de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que mede a qualidade das escolas públicas.

Entre as premissas dos programas estão a contribuição para a melhoria do ambiente dos profissionais de educação e para a redução dos índices de violência, da evasão, da repetência e do abandono escolar.

O secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, enfatizou que as escolas cívico-militares já existentes, mesmo que fora do modelo MEC, têm sucesso. “Existem 203 escolas cívicos-militares, em 23 unidades da Federação, com maior Ideb do que as civis, apresentando taxa de evasão 71% menor e de reprovação 37,4% inferior”, explicou.

Prazos

Os 26 estados e o têm de 6 a 27 de setembro para indicar duas escolas que poderão receber o projeto em formato piloto já no primeiro semestre letivo de 2020. Os colégios devem ter de 500 a 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio. Antes disso, a comunidade escolar deverá aceitar a mudança. Uma das condições fixadas pelo MEC é que estados e municípios apliquem uma consulta pública para esse fim, afinal a adesão ao programa é voluntária.

Em parceria com o MEC, o Ministério da Defesa vai destacar militares da reserva das para trabalhar nas escolas. A ideia é que eles sejam contratados por meio de processo seletivo. A duração mínima do serviço é de dois anos, prorrogável por até dez, podendo ser cancelado a qualquer tempo. Os profissionais vão receber 30% da remuneração que recebiam antes de se aposentar.

Os estados poderão ainda destinar policiais e bombeiros militares para apoiar a administração das escolas. Nesse caso, o MEC repassará a verba ao governo, que, em contrapartida, investirá na infraestrutura das unidades, com materiais escolares e pequenas reformas. Serão investidos R$ 54 milhões por ano, ou seja, R$ 1 milhão por escola. Desse montante sairá o pagamento dos militares da Defesa e a verba para os governos estaduais e DF que aderirem ao programa.

Capacitação

Para que militares e comunidade escolar possam se adaptar ao novo modelo, haverá treinamentos. Um plano de trabalho está em construção para ser colocado em prática antes do ano letivo de 2020.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Checon em todos os estados e no Distrito Federal revelou que 85% dos entrevistados gostariam de matricular seus filhos em escolas cívico-militares. O levantamento aponta ainda que a média da avaliação geral das escolas cívico-militares é de 8,3, numa escala de zero a 10.

Foram analisados aspectos como segurança (nota 8,1), ensino (nota 7,8), disciplina dos alunos (nota 8,1), respeito ao professor (nota 8,3), preparo dos alunos para a vida (nota 8,1) e atenção e valores humanos e cívicos (nota 8,0).

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