Pular para o conteúdo
Brasil

MEC reforça horários de aplicação do Enem neste domingo

Em continuidade ao exercício do papel social da universidade pública, a UFMS realizou nesta sexta-feira, dia 8, a entrega de donativos arrecadados durante o Festival Mais Cultura, realizado em outubro. A iniciativa partiu da coordenadora do evento, a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (Proece), na qual solicitou doações de alimentos não perecíveis ao público […]
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

Em continuidade ao exercício do papel social da universidade pública, a realizou nesta sexta-feira, dia 8, a entrega de donativos arrecadados durante o Festival Mais Cultura, realizado em outubro. A iniciativa partiu da coordenadora do evento, a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (Proece), na qual solicitou doações de alimentos não perecíveis ao público das apresentações no Teatro Glauce Rocha.

Ao todo, foram recolhidos 300 quilos de alimentos, destinados a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) e a Associação Camille Flammarion, de . Na ocasião, o reitor Marcelo Turine ressaltou a relevância de ações como essa e reafirmou o encargo das instituições públicas em fornecer esse auxílio. “A UFMS é um ambiente público, gratuito e de qualidade, portanto tem uma função social muito grande, além de formar recursos humanos e gerar conhecimento, inovação e tecnologia. Temos que atender a nossa comunidade no entorno dos nossos câmpus e da Cidade Universitária, da população em geral que demanda por serviços e conhecimento”.

O reitor ainda classifica a ação como uma forma de colocar em prática o empreendedorismo e tecnologia social para toda a comunidade acadêmica.  “Estimular essa arrecadação através do Festival Mais Cultura é oferecer um serviço duplo à população, promovendo atividades culturais e contribuindo com as entidades sociais a cuidarem das nossas crianças e jovens. Assim nós conseguimos de alguma forma, mobilizar todos os nossos estudantes, técnicos e professores a colaborarem na formação do nosso país”.

Desde 1998, a AACC desenvolve o trabalho de acolhimento e hospedagem de crianças e adolescentes acometidas pelo câncer infanto-juvenil. São oferecidas assistência social, psicológica e alimentar para famílias de baixa renda. Em média, a associação oferece apoio a 60 crianças, entre 0 a 19 anos, da Capital e do interior do estado.

Para a assistente voluntária de eventos da AACC, Nayara Silva, as doações vão contribuir com as ações de fim de ano da associação. “Agora no natal vamos ter a possibilidade de oferecer cestas básicas para as crianças e seus familiares. É uma alegria muito grande, pois muitos deles não têm o que comer. E se a família não tem, ela não consegue oferecer para os filhos, e acaba debilitando cada vez mais. Então com essa ajuda da UFMS, nós conseguiremos assistir melhor essas crianças”.

A Associação Camille Flammarion, atua na área da educação infantil acolhendo mais de 100 crianças em período integral. Os trabalhos são voltados para criar e desenvolver capacitações com essas famílias e crianças, ampliando horizontes e interesses, auxiliando-os na conquista de uma melhor qualidade de vida.  Gervásio Planer Trasel, presidente da Associação, enfatiza a importância das doações para dar continuidade ao trabalho desenvolvido há 39 anos. “O que recebemos dos órgãos públicos não suprem todas as nossas necessidades, então essas parcerias são importantes e nós somos imensamente agradecidos por essa doação. Elas vão suprir nossas carências do dia a dia e manter nossa instituição em funcionamento”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

Defensoria realiza atendimentos no distrito de Arapuá nesta quinta

Fonseca avança às quartas na Basileia após desistência do adversário

vagas

Judiciário convoca candidatos para prova objetiva do 34º Concurso da Magistratura

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Identificado motorista que morreu carbonizado em capotamento na BR-158

Últimas Notícias

Esportes

Meio-campista Angelina espera jogo difícil contra a Inglaterra

Angelina é uma das jogadoras mais experientes do Brasil

Esportes

Sorteio define mandos de campo das semifinais Copa do Brasil

Sorteio contou com a participação dos técnicos e capitães das quatro equipes

Polícia

Caminhão utilizado em golpe de roubo de cargas em GO é apreendido na BR-262

Proprietário é investigado por usar o caminhão em ocorrências falsas

Cotidiano

MS tem 152 mil usuários de cigarros eletrônicos, diz pesquisa da USP

MS deixa de arrecadar R$ 244,4 milhões por ano, aponta o estudo