Pular para o conteúdo
Brasil

Moro lamenta morte de Agatha e diz confiar que autoridades esclarecerão os fatos

O ministro da Justiça, Sergio Moro, lamentou a morte da menina Agatha Vitória Sales Félix, de oito anos, e disse confiar que os fatos serão “completamente esclarecidos pelas autoridades” do Rio de Janeiro. Ela foi atingida nas costas por um tiro de fuzil dentro da Kombi em que viajava, no Complexo do Alemão, na noite […]
Arquivo -
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ministro da Justiça, Sergio Moro, lamentou a morte da menina Agatha Vitória Sales Félix, de oito anos, e disse confiar que os fatos serão “completamente esclarecidos pelas autoridades” do . Ela foi atingida nas costas por um tiro de fuzil dentro da em que viajava, no Complexo do Alemão, na noite de sexta-feira, 20. O caso ocorreu durante ação da Polícia Militar do Rio na região.

“O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, lamenta profundamente a morte da menina Agatha, é solidário à dor da família, e confia que os fatos serão completamente esclarecidos pelas autoridades do Rio de Janeiro. O tem trabalhado duro para reduzir a violência e as mortes no País, e para que fatos dessa espécie não se repitam”, disse, por meio de nota divulgada pela assessoria.

Além de Moro, outras autoridades também lastimaram a morte da menina, enterrada na tarde deste domingo, 22, no cemitério de Inhaúma, zona norte do Rio. Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, (DEM-RJ), disse que “qualquer pai e mãe consegue se imaginar no lugar da família” da menina “sabe o tamanho dessa dor”, e aproveitou o comentário para defender uma “avaliação muito cuidadosa e criteriosa” sobre o excludente de ilicitude que está em discussão no Congresso.

Previsão que abranda a punição de militares e policiais que cometem excessos, o excludente de ilicitude é um item do pacote anticrime elaborado por Moro e apresentado à Câmara no início do ano. A proposta, que muda o Código Penal, permite que o policial que age para prevenir uma suposta agressão ou risco de agressão a reféns seja interpretado como se atuasse em legítima defesa. Pela lei atual, o policial deve aguardar uma ameaça concreta ou o início do crime para agir.

Também comentando sobre as ações policiais, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu à morte de Agatha. Através de sua conta no Twitter, Gilmar afirmou que os casos de morte resultantes de ações policiais “nas favelas são alarmantes”. O ministro da Suprema Corte ainda disse que uma política de segurança pública eficiente deve se pautar pelo respeito à dignidade e à vida humana. “Agatha é a quinta criança morta em tiroteios no RJ neste ano. Ao total, 16 foram baleadas no período”, comentou Gilmar.

Em nota, o governo do Estado do Rio informou que o governador, Wilson Witzel, determinou máximo rigor para que sejam investigados todas as circunstâncias que causaram o episódio. Segundo a nota, a Corregedoria da Polícia Militar abriu procedimento para apurar a ação dos policiais envolvidos no episódio. A Delegacia de Homicídios informou que já periciou o veículo e também ouviu o depoimento de parentes da menina, do motorista da Kombi e de outras testemunhas que estavam no loca. Amanhã serão ouvidos policiais militares que participaram da ação no local.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ ganha exibição em TV aberta neste sábado

Final de semana terá queda na temperatura e risco para tempestades em MS; confira a previsão

Em choque, familiares se despedem de menino de 9 anos que morreu na Santa Casa após fraturar quadril 

Ex-diretora de licitações presa por ajudar empreiteiro contrata advogado de Claudinho Serra

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Com mais de 7 mil m², área próxima ao Rita Vieira vai a leilão no dia 23 de outubro

Últimas Notícias

Polícia

Operação contra contrabando prende 7 pessoas e apreende veículos de luxo e mercadorias

Operação 'Circuito Fechado' da Polícia Federal teve seu desfecho nesta quinta-feira (16) com ações em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul

Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem déficit de 11 milhões de toneladas em armazenagem de grãos

Segundo levantamento, situação é mais crítica em regiões de alta produtividade, como Maracaju, Ponta Porã e Rio Brilhante

Transparência

Com R$ 3,3 milhões do Novo PAC, Nioaque terá creche integral para 98 crianças

Governo Federal deverá encaminhar o valor do Programa

MidiaMAIS

Famosos da internet marcarão presença na Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Com seus conteúdos, os influenciadores representam um público diverso na Capital