Pular para o conteúdo
Brasil

‘Aos primeiros sintomas, procure um médico’: Bolsonaro orienta sobre como agir com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais uma orientação para os pacientes que apresentarem os primeiros sintomas de coronavírus nesta quinta-feira (19). Bolsonaro recomenda que os pacientes não aguardem pela falta de ar para procurar atendimento médico. A recomendação acontece um dia depois que o Ministério da Saúde apagou tuíte sobre isolamento social como […]
Arquivo -

O presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais uma orientação para os pacientes que apresentarem os primeiros sintomas de coronavírus nesta quinta-feira (19). Bolsonaro recomenda que os pacientes não aguardem pela falta de ar para procurar atendimento médico. A recomendação acontece um dia depois que o apagou tuíte sobre como principal prevenção à Covid-19.

Na postagem, o presidente orienta que pacientes procurem atendimento logo nos primeiros sintomas, para tratamento precoce. “Não espere sentir falta de ar para tomar essa decisão de procurar um médico e iniciar o tratamento precoce. O Brasil é um dos países que tem o maior número de recuperados da Covid-19”, disse.

O presidente não mencionou o isolamento social, uma das medidas mais recomendadas pelos profissionais da saúde para prevenção ao coronavírus. No post, Bolsonaro ainda destacou uma frase pronunciada durante um evento, que vai contra a recomendação de isolamento social. 

“Quero dizer aos trabalhadores do campo: graças a vocês, que não pararam, nós da cidade continuamos sobrevivendo. Se o ‘fique em casa’ fosse aplicado no campo, teríamos desabastecimento, , miséria e problemas sociais”.

Vale lembrar que o ‘fique em casa’ era uma das principais orientações do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. O discurso de Mandetta distoava das falas do presidente Bolsonaro, que chegou a dizer que o coronavírus era apenas uma ‘gripezinha’. Após oito meses de pandemia, o Brasil já tem 167.526 óbitos e 5.947.464 diagnósticos positivos para  Covid-19, segundo levantamento feito pelo consórcio dos veículos de imprensa.

Diagnóstico precoce pode evitar mortes

Se no início da pandemia a recomendação era que o paciente aguardasse por sintomas mais graves, como dificuldade para respirar ou febre, antes de procurar atendimento, a orientações mudaram conforme a doença foi se tornando mais conhecida.

O infectologista Julio Croda, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) explica que o paciente pode procurar atendimento assim que perceber os primeiros sintomas, mesmo que sejam leves. “Recomendação é procurar atendimento porque tem a hipoxemia silenciosa, que não era conhecida no passado”, explica.

A hipoxemia silenciosa acontece quando pacientes com coronavírus não sentem a falta de ar, mas apresentam uma queda perigosa no nível de oxigênio do sangue. Estudos mostraram que pacientes com sintomas leves aparentavam estar bem, mas não tinham ideia que o nível de oxigênio sanguíneo estava perigosamente baixo.

Por isso, a orientação do infectologista é procurar o posto de saúde mesmo com sintomas leves. “Sempre é bom ir no posto para medir a saturação”, orienta Croda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

kiss

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Esportes

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Apaixonados pelo vôlei aproveitam a oportunidade para marcar presença na arquibancada e acompanhar todos os lances

Esportes

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Entre milhares de cliques, de fãs e profissionais, estão os registrados pelas lentes de Giovani Neves de Souza, 38 anos, fotógrafo esportivo contratado pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para ser o responsável pelas imagens de divulgação oficial da competição

Esportes

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

Neste domingo (19), a competição é entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas, e promete ser o maior evento esportivo do ano na Capital

Trânsito

Jornalista atingida por motorista bêbada no trânsito recebe alta médica

Motorista foi presa em flagrante após atingir a jornalista, que conduzia uma Honda Biz