Pular para o conteúdo
Brasil

Após Teich alertar sobre os riscos da cloroquina, Bolsonaro volta a defender uso do medicamento

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a fazer campanha pelo uso da hidroxicloroquina (cloroquina) para tratar pacientes em estágio inicial de covid-19 – doença relacionada ao coronavírus – horas depois de o ministro da Saúde, Nelson Teich, alertar sobre os riscos do medicamento, que ainda não tem eficácia comprovada. Bolsonaro afirmou que que vai […]
Arquivo -

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a fazer campanha pelo uso da hidroxicloroquina () para tratar pacientes em inicial de covid-19 – doença relacionada ao coronavírus – horas depois de o ministro da Saúde, Nelson Teich, alertar sobre os riscos do medicamento, que ainda não tem eficácia comprovada.

Bolsonaro afirmou que que vai discutir a ampliação do uso do polêmico medicamento em pacientes com covid-19 com o ministro da Saúde. Ele acrescentou que existem médicos com o entendimento de que o uso da cloroquina é adequado, e sugeriu que ela deveria ser usada desde o início do tratamento, especificamente em grupos de risco.

“Não é minha opinião porque não sou médico, mas muitos médicos do Brasil e de outros países entendem que a cloroquina pode e deve ser usada desde o início mesmo sabendo que não há uma comprovação científica de sua eficácia. Mas como estamos em uma emergência, sempre foi usada desde 1955, e agora (combinada) com a azitromicina pode ser um alento para essa quantidade de óbitos que estamos tendo no Brasil”, disse. “Vai ser discutido hoje com o ministro. O meu entendimento, ouvindo médicos, é que ela deve ser usada desde o início para quem está no grupo de risco, pessoas com comorbidades, com idade…”, completou.

Alerta

Teich usou sua conta no Twitter, nessa terça-feira (12) para alertar que a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais e que deve ser administrada sob prescrição médica. O ministro ainda afirmou que o governo acompanha estudos com outros dez medicamentos para entender qual é a melhor opção para os brasileiros.

Eficácia

A eficácia da cloroquina, que é usada para tratar doenças como Lúpus e Malária, ainda não foi comprovada para o tratamento da covid-19 e estudos preliminares não mostraram resultados promissores.

Um estudo publicado nessa segunda-feira (11) pelo Journal of the American Medical Association (JAMA) apontou não apenas que a cloroquina não é capaz de evitar mortes relacionadas ao coronavírus, como ainda pode causar problemas no coração, tanto sozinha como quando associada à azitromicina.

O estudo foi conduzido em 25 hospitais do Estado de e 1.438 pacientes foram avaliados pelos pesquisadores, a maioria (59,7%) formada por homens com 63 anos, em média.

Aqueles que foram medicados (com cloroquina, azitromicina ou os dois) ficaram mais propensos a desenvolver problemas como diabetes, baixa saturação de oxigênio e manchas anormais nos pulmões.

Interesse

Além de Bolsonaro, o presidente americano, Donald Trump, é outro político proeminente que defende o uso da cloroquina para o tratamento da covid-19. Mesmo reconhecendo que não há estudos que comprovem a eficácia do produto, Trump tem feito uma forte campanha em favor do remédio e chegou a ameaçar impor sanções contra a índia, caso o país asiático não suspendesse a proibição sobre a exportação de hidroxicloroquina.

Os indianos haviam proibido a exportação do produto diante de relatos de que vários países estavam estocando o medicamento, o que poderia resultar no esgotamento dos estoques para pessoas que realmente precisam.

Setores da imprensa americana, como o jornal The New York Times, levantaram suspeitas sobre a campanha de Trump para o uso da cloroquina, uma vez que assessores de seu governo são acionistas da companhia francesa Sanofi, que produz o remédio.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo fpm

FPM de outubro começa com queda de 2% e soma R$ 86 milhões para municípios de MS

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

VÍDEO: Tempestade destrói casas e há chance de ventos de até 100km/h em Corumbá

Fronteira entre Corumbá e Bolívia segue fechada para votação presidencial

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

VÍDEO: ladrão finge ser cliente e leva R$ 1,5 mil de shopping em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Comissão do Senado vota texto substituto de Tereza Cristina sobre terras na fronteira

Projeto deve ser apreciado na CRA na terça-feira (21)

Brasil

Incêndio em apartamento mata jovem de 26 anos e fere outras duas pessoas em São Paulo

Moradora identificada como Tiffany Mariana Ferreira Branco inalou muita fumaça durante o incêndio

Famosos

Vai terminar? Belo se pronuncia após polêmicas de Rayane em A Fazenda 17: ‘Maluco’

Belo botou a boca no trombone após Rayane Figliuzzi protagonizar polêmicas em A Fazenda 17

Brasil

Sobe para 17 número de mortos por acidente com ônibus em Pernambuco

Veiculo levava 40 passageiros; 17 estão internados em Garanhuns