Pular para o conteúdo
Brasil

Bancada feminina comemora aprovação de nove projetos prioritários nesta quinta

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (10), nove propostas escolhidas pela bancada feminina para marcar os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Entre outras matérias, foram aprovadas a criminalização das violências política e institucional contra mulheres; a determinação de políticas integradas de combate à violência; e homenagens […]
Arquivo -

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (10), nove propostas escolhidas pela bancada feminina para marcar os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Entre outras matérias, foram aprovadas a criminalização das violências política e institucional contra mulheres; a determinação de políticas integradas de combate à violência; e homenagens a grandes figuras femininas nos espaços da Câmara dos Deputados.

As votações foram celebradas pelas parlamentares, que ressaltaram o fortalecimento da bancada feminina nesta legislatura. Na presidência dos trabalhos, a 1ª secretária da Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ), destacou a atuação em defesa da mulher e dos direitos humanos. “Nós, mulheres e homens deste Parlamento, fazemos uma sessão que chama a atenção do País aos direitos humanos. O que está previsto no artigo 5º da Constituição é que homens e mulheres são iguais em direitos e deveres”, disse.

Líder da bancada feminina, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), chamou atenção para a importância de todos os eventos realizados pela Casa no combate à violência contra a mulher. “O e, de maneira particular, a Câmara dos Deputados, têm enfrentado isso de maneira séria para aprimorar a legislação brasileira e assegurar a proteção das mulheres”, afirmou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aproveitou a sessão para anunciar que vai colocar em votação na próxima quarta-feira (16) a proposta que institui uma cota para mulheres nas câmaras de vereadores, nas assembleias legislativas e na Câmara dos Deputados (PEC 134/15).  “Vamos votar a PEC para garantir o aumento da participação feminina nos parlamentos.”

Avanços

A deputada Margarete Coelho (PP-PI) destacou a importância das aprovações. “Temos de reconhecer e anotar sempre que a pauta da mulher não diz respeito somente à violência doméstica. Existem outras formas de violência que nós precisamos enfrentar: a institucional e a política”, comentou.

Por sua vez, a deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que estava vestida de branco em homenagem às sufragistas e comemorou as votações. “Por muito tempo, as violências de gênero foram naturalizadas e, ao serem naturalizadas, ficam perenizadas.”

Para a deputada Christiane de Souza Yared (PL-PR), a atuação da bancada feminina reforça que as mulheres podem e devem ocupar espaços públicos. “Estamos conscientizando mulheres de que o lugar delas é na política, sim, de que o lugar delas é onde elas quiserem, inclusive na cozinha, se assim desejarem”, declarou.

A líder do , deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), cobrou mais avanços. “Queremos mais orçamento para a saúde da mulher. Queremos mais mulheres aparecendo nas estatísticas de pesquisas entre os cientistas brasileiros. Queremos mais oportunidades para as mulheres também nas universidades, nas empresas“, cobrou.  “Para isso acontecer, o Parlamento precisa ter um olhar atento à participação feminina.”

Luta

Durante a sessão, a deputada Tereza Nelma (-AL) surpreendeu os presentes ao revelar sua luta contra um câncer. “Peço licença a todos para tirar o meu chapéu e mostrar para todos vocês que estou fazendo o tratamento do quinto câncer. Mas estou firme, forte e torcendo por um Brasil mais justo”, disse.

O ato foi comentado pelas colegas. Soraya Santos afirmou que a deputada chama atenção à prevenção ao externar o enfrentamento da doença. “Muito nos dignifica ao colocar junto com as suas causas a sua própria vida no enfrentamento dessa doença”, direcionou a Tereza Nelma.

Aprovações

Os parlamentares aprovaram a criminalização da violência institucional, uma resposta da Câmara dos Deputados ao caso Mari Ferrer (PL 5091/20). A blogueira foi objeto de humilhações em uma audiência judicial. Outra proposta aprovada criminaliza a perseguição obsessiva, chamada de “stalking” (PL 1369/19).

A violência política também foi criminalizada, com previsão de penas para assédio, notícias falsas e menosprezo a candidatas e detentoras de mandato eletivo (PL 349/15).

Foram aprovadas a criação de um plano integrado de enfrentamento à violência contra a mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PL 4287/20); e a destinação de mais recursos para o combate à violência (PL 123/19).

Além disso, foram aprovadas homenagens a Tereza de Benguela, Anésia Pinheiro Machado, Marília Chaves Peixoto e Ceci Cunha, que darão nome a espaços da Câmara dos Deputados (PRCs 54/20, 55/20, 59/20, 71/20). Os espaços serão os primeiros com nomes de mulheres na Câmara.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
André Puccinelli

STJ enterra denúncia de improbidade administrativa contra André Puccinelli

Sob risco de extinção, morte de tatu-canastra na BR-262 ascende alerta para preservação de espécie ‘rara’

VÍDEO: cervo escapa de onça-pintada em cena registrada no Pantanal sul-mato-grossense

Caminhoneiro morre ao bater de frente com carreta após desviar de ciclista na BR-163

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Sete são presos e carros de luxo apreendidos em ação que mirou quadrilha de contrabando

Últimas Notícias

Polícia

PMR apreende duas Toyota Hilux carregadas com 3,2 toneladas de maconha na MS-156

Motoristas desobedeceram ordem de parada e empreenderam fuga, abandonando veículos e fugindo para área de mata

Polícia

Hóspede é assaltado ao retornar para hotel na região da antiga rodoviária em Campo Grande

Vítima havia saído para jantar e ao retornar foi assaltado por três pessoas em situação de rua

Cotidiano

Coleta de recicláveis, oficinas e yoga: drive-thru da reciclagem começa na próxima semana em CG

A programação acontecerá das 09h às 18h, nos dias 23, 24 e 25 de outubro

Polícia

VÍDEO: Condutor é preso pela PMR em Paranaíba com drogas escondidas dentro dos pneus

durante a vistoria, foram observadas deformações nos pneus e o motorista acabou confessando transporte de entorpecente. Veículo foi conduzido até uma borracharia, que abriu os pneus e revelou a droga escondida