Pular para o conteúdo
Brasil

Em depoimento à PF, Ramagem nega amizade com Bolsonaros e ataca Moro

Em depoimento prestado à Polícia Federal, nessa segunda-feira (11), o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, negou amizade com os filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e disse que o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, agiu para desqualificar seu some, quando Ramagem foi nomeado para chefiar a Polícia Federal. As informações […]
Arquivo -

Em depoimento prestado à , nessa segunda-feira (11), o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, negou amizade com os filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e disse que o ex-ministro da Justiça, , agiu para desqualificar seu some, quando Ramagem foi nomeado para chefiar a Polícia Federal. As informações são da Folha de S.Paulo.

De acordo com  o depoimento obtido pelo jornal, Ramagem ainda disse ter obtido a confiança do presidente e confirmou ter sido consultado para Rolando Alexandre de Souza assumir a direção-geral da Polícia Federal. Ele tratou do tema com Bolsonaro e o ministro da Justiça, André Mendonça.

Ramagem chegou a ser indicado para diretor-geral da PF, no mês passado, após a exoneração de Mauricio Valeixo, que culminou na crise política vivida hoje por Bolsonaro. Moro pediu demissão na esteira da exoneração de Valeixo, acusando o presidente de tentar interferir politicamente na corporação que, de acordo com a Folha, investiga os filhos do presidente por envolvimento em um esquema de disseminação de notícias falsas. Além disso, há investigação sobre um esquema de rachadinha para desviar dinheiro público em favor da do , como relevou o site The Intercept Brasil.

A nomeação de Ramagem foi suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que usou como base os depoimentos de Moro e relatos da imprensa sobre a aproximação de Ramagem com a família Bolsonaro.

No depoimento, no âmbito do inquérito que apura as acusações de Moro, Ramagem diz que “tem ciência de que goza da consideração, respeito e apreço da família do presidente Bolsonaro pelos trabalhos realizados e pela confiança do presidente da República”.

Ele afirma, porém, que “não possui intimidade pessoal com seus entes familiares” e minimizou a foto na festa de Ano Novo, de 2018 para 2019, em que aparece ao lado do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente.

Segundo Ramagem, “o motivo da desqualificação [por parte de Moro] foi o fato de ele não integrar o núcleo restrito de delegados de Polícia Federal próximos ao então ministro”, disse.

De acordo com ele, “a desqualificação ocorreu através de argumento inverídico de intimidade familiar nunca antes tido como premissa ou circunstância, apenas como subterfúgio para indicação própria sua de pessoas vinculadas ao seu núcleo diretivo de sua exclusiva escolha​’.

Segundo ele, Bolsonaro “nunca chegou a conversar sob a forma de intromissão, sobre investigações específicas da Polícia Federal que pudessem, de alguma forma, atingir pessoas a ele ligadas”.

O diretor da Abin disse que o presidente da República tinha “preocupação” com a produtividade operacional não apenas do Rio de Janeiro, mas também de outras superintendências, mas não relatou quais seriam as demais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso após abrir perfil fake e divulgar fotos íntimas de ex-namorada

Kombi fica destruída após pegar fogo durante entrega de pães em avenida de Corumbá

Patrícia Poeta vai às lágrimas ao expor quadro de saúde do filho; saiba o que aconteceu

Deputado Pedrossian Neto passa por cirurgia para retirada da tireoide

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

trump

Trump reafirma que shutdown abriu espaço para cortes permanentes em programas democratas

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsistas apresentam 100 projetos na maior feira científica de Mato Grosso do Sul

Neste ano, a FetecMS ocorre entre os dias 19 a 22 de outubro

Cotidiano

VÍDEO: incêndio dura mais de 24 horas em área de mata próxima a condomínio no Monte Alegre

Moradores estão preocupados de que as chamas atinga o residencial

Cotidiano

Após trégua, Serra do Amolar volta a registrar focos de incêndio

Brigadistas permanecem no local para combate de novos focos

Cotidiano

Transformador explode e fios atingem veículos de concessionária de luxo em Campo Grande

Moradores da região do Bairro Itanhangá ficaram sem energia nesta manhã