Pular para o conteúdo
Brasil

Fiocruz: covid-19 se estabilizou em níveis altos de incidência e morte

As tendências de incidência e mortalidade por covid-19 no Brasil se estabilizaram em patamares altos, avalia o último Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (20). O estudo é referente ao período de 28 de junho a 11 de julho, que corresponde às semanas epidemiológicas 27 e 28. A estabilização das tendências […]
Arquivo -

As tendências de incidência e mortalidade por covid-19 no Brasil se estabilizaram em patamares altos, avalia o último Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (20). O estudo é referente ao período de 28 de junho a 11 de julho, que corresponde às semanas epidemiológicas 27 e 28.Fiocruz: covid-19 se estabilizou em níveis altos de incidência e morte

A estabilização das tendências a nível nacional é resultado de movimentos de avanço ou recuo da nas unidade da federação, mostra a pesquisa. No caso da média diária de registro de casos, houve quedas no (-12,3%), Roraima (-9,3%), Rondônia (-8,4%), (-5,3%), Espírito Santo (-3,7%) e mais 10 estados. Por outro lado, a média cresceu no Mato Grosso (+4,1%), Santa Catarina (+3,7%), Amazonas (+1,9%), (+1,8%), Goiás (+1,7%) e outros sete estados.

Apesar da queda, Roraima continua a ser o estado com a maior taxa de incidência, seguido por Distrito Federal e Sergipe. Em termos regionais, o Sul e o Centro-Oeste apresentaram tendência geral de aumento no número de casos, com os destaques de Santa Catarina e Mato Grosso, respectivamente.

Em relação à mortalidade, o maior aumento no período foi registrado noTocantins, onde a média diária de óbitos cresceu 5,3% nas últimas duas semanas. Outros estados com aumentos mais expressivos são Distrito Federal (+4,5%) Rio Grande do Sul (+4,3%), Santa Catarina (+3,9%), (+3,9%) e Paraná (+3,4%). Ao todo, 13 unidades da federação tiveram aumento na taxa de mortalidade nas últimas duas semanas epidemiológicas.

Por outro lado, há tendência de queda de mortalidade em Roraima (-12,1%), Rio Grande do Norte (-7,7%), Pará (-2,9%), Rio de Janeiro (-1,9%), Espírito Santo (-1,9%) e mais nove estados.

O boletim também traz dados sobre a média móvel de incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), complicação comum em casos mais severos de doenças respiratórias, incluindo a covid-19. A incidência por 100 mil habitantes é considerada muito alta para todas as unidades da federação, sendo a média nacional de 9,7 casos por 100 mil pessoas.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste estão acima da média do país, com 11,5 e 11 casos por 100 mil habitantes. Já o Sul (8,5), o Nordeste (7,0) e o Norte (5,6) têm incidência menor que a média brasileira, de 9,7.

Com 19,3 casos/100 mil, o Distrito Federal tem a maior incidência do país, seguido por Alagoas (17,8/100 mil) e São Paulo (13,4/100 mil). As menores taxas são do Maranhão (2,5) e do Espírito Santo (2,9).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paralisação dos ônibus refletiu no atraso de trabalhadores e na abertura do comércio

Quem foi eliminado do MasterChef Confeitaria? Marina, Johnlee e Léo disputaram prova

Onibus

Empresa pode abonar falta por causa de greve no transporte público? Advogada explica

jacare comido vivo por onça

VÍDEO: Jacaré agoniza ao ser comido vivo por onça faminta no Pantanal

Notícias mais lidas agora

Onibus

Sindicato anuncia nova paralisação dos ônibus em Campo Grande para pressionar pagamento do vale

Agetran tenta barrar petição contra Consórcio alegando que ação tem tirado o ‘conforto dos usuários’

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

cao

Cadê meu dono? Husky siberiano é encontrado em comércio da Gury Marques

Últimas Notícias

Polícia

Mulher que matou Solene asfixiada já quebrou o braço de companheira durante agressões

Suspeita usava tornozeleira eletrônica desde julho em decorrência de agressão

Cotidiano

“Estamos em negociação”, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

Funcionamento dos ônibus do Consórcio Guaicurus foi paralisado devido a atraso salarial dos motoristas

Mundo

Secretário-geral da ONU vê risco de novas guerras comerciais e alerta para tarifas em alta

Guterres alertou para um "alto risco de guerras comerciais motivadas por bens de consumo"

Política

Assembleia de MS terá quatro dias de ‘feriadão’ pelo Dia do Servidor Público

Servidores municipais em Campo Grande e estaduais também ganharão folga