Pular para o conteúdo
Brasil

Governo promete acordo com rede privada para resolver falta de remédios em UTIs

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 20, ações para adquirir e fornecer medicamentos que estão em falta para a entubação de pessoas com quadros graves da covid-19. Uma das iniciativas foi um acordo para empréstimo de medicamentos com a rede privada. A pasta também informou que estão em curso procedimentos para a compra internacional […]
Arquivo -

O anunciou nesta quinta-feira, 20, ações para adquirir e fornecer medicamentos que estão em falta para a entubação de pessoas com quadros graves da covid-19. Uma das iniciativas foi um acordo para empréstimo de medicamentos com a rede privada. A pasta também informou que estão em curso procedimentos para a compra internacional desses medicamentos. Sem esses remédios, a ventilação mecânica não pode ser feita de forma adequada e o paciente corre maior risco de morrer.

No final do mês de junho, o Ministério já havia informado iniciativas para aquisição dos medicamentos, mas o problema não foi resolvido.

Durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, o ministério anunciou o acordo tripartite que foi alavancada pela Secretaria Municipal de Saúde do com a /RJ e a Rede D’Or. Os medicamentos obtidos, que são usados para intubação de pacientes com quadro grave da covid-19, foram dexmedetomidina (1.000 unidades), propofol (48.867 unidades) e priaxim (5.000 unidades).

Além do acordo, a pasta informou que na Operação Uruguai foram adquiridos 54.867 unidades de medicamentos usadas no auxílio da intubação de pacientes em UTI. Os medicamentos, segundo a pasta, foram distribuídos para os Estados de e .

O ministério também realizou uma requisição administrativa via Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), informou Hélio Angotti, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. A ação aconteceu entre 26 de junho e 19 de agosto, mas não foi indicada uma previsão de quando esse processo de aquisição deve ser concluído. Outra via de aposta do Ministério da Saúde é a abertura de processo de pregão via Sistema de Registro de Preços.

De acordo com o ministério, o levantamento da necessidade dos medicamentos é feito junto ao Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) para ver a demanda e necessidade de cada localidade.

Governo foi alertado desde maio sobre falta de medicamentos para UTI

O Ministério da Saúde recebe alertas desde maio sobre a falta de medicamentos essenciais para tratamento da covid-19 na UTI, como sedativos e analgésicos usados na intubação de pacientes graves. A pasta só aceitou participar da compra desses fármacos, com Estados e municípios, mais de um mês depois dos alertas, mas o cenário ainda é de desabastecimento.

Em junho, Estados brasileiros relataram a falta de sedativos e relaxantes musculares usados na entubação de pacientes graves com covid-19. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), havia divulgado que todas as secretarias estaduais relataram à entidade ter um ou mais medicamentos dessa classe em falta ou com estoque crítico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

DF: professor é agredido por pai de aluna por causa de celular

ex-coordenador apae muleta

MP vai devolver aparelhos a ex-coordenador da Apae suspeito de agiotagem com dinheiro de corrupção

celulose rota riedel

Contrato da Rota da Celulose deve ser assinado até dezembro, diz Riedel

Assassinado em lava rápido foi executado com 10 tiros no tórax por dupla em motocicleta

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Estão abertas as inscrições para participar do Laboratório de Projetos de Curta-Metragem

Últimas Notícias

Transparência

TCE-MS suspende licitação de R$ 5,7 milhões por suspeita de direcionamento em Ponta Porã

Conselheiro manda intimar prefeito Eduardo Campos e dá prazo a ele para corrigir irregularidades

Cotidiano

Participantes da PND em MS já podem conferir local da prova

O Inep recomenda que os candidatos levem o documento de identificação no dia da prova

Brasil

MC Poze diz em CPI que criminosos devolveram carro roubado por ele ser ‘fenomenal e gigante’

CPI apura esquemas envolvendo associações de proteção veicular e organizações criminosas para a retomada de veículos roubados

Polícia

Bebê de 1 ano é internado após comer brigadeiro com maconha feito pela mãe em Três Lagoas

Bebê comeu duas colheres do brigadeiro