Pular para o conteúdo
Brasil

‘Palavra final é minha ou de Guedes’, afirma Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira, 7, que a palavra final da Economia compete a ele e ao ministro Paulo Guedes. Durante evento de lançamento do programa Voo Simples, no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo elogiou outros ministros e deu destaque para Paulo Guedes, da Economia, a quem disse que tem uma […]
Arquivo -

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira, 7, que a palavra final da Economia compete a ele e ao ministro . Durante evento de lançamento do programa Voo Simples, no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo elogiou outros ministros e deu destaque para Paulo Guedes, da Economia, a quem disse que tem uma “lealdade mútua”.

“Me surpreende por vezes o mercado por declaração de um ministro ou de um funcionário de segundo escalão falar alguma coisas e aquilo passar a ser uma verdade. Bolsa cai, dólar sobe. A palavra final na Economia não é de uma pessoa, é de duas pessoas: eu e Paulo Guedes. Eu não tomo decisões sem ligar para o respectivo ministro”, declarou.

Bolsonaro disse que o Brasil foi um dos países que melhor se saiu na área econômica durante a pandemia da covid-19 e atribuiu o feito a providências tomadas por Guedes, como o pagamento do .

O endosso a atuação de Guedes vem na esteira de desentendimentos públicos protagonizados pelo ministro na semana passada com o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.

Na sexta-feira, 2, o Estadão/Broadcast revelou que Marinho disse em uma teleconferência fechada da Ativa Investimentos que é preciso encontrar uma forma de viabilizar o novo programa social do governo, mesmo que para tal seja necessário flexibilizar o teto de gastos, regra constitucional que proíbe que as despesas cresçam em ritmo superior à inflação. Fontes que participaram do encontro disseram à reportagem que ele afirmou ainda que o Renda Cidadã “sai por bem ou por mal”.

Em resposta, Guedes afirmou que, caso as críticas de Marinho fossem verdadeiras, o chefe do Desenvolvimento Regional seria “despreparado, além de desleal e fura-teto”.

Apesar do destaque dado a Guedes, Bolsonaro parabenizou e disse acreditar nos seus 23 ministros. No discurso, ele elogiou Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, pelo lançamento do programa de hoje que desburocratiza processos no setor da aviação.

O chefe do Executivo ainda comentou sobre críticas a seus indicados. Segundo ele, quando escolhe um nome que é alvo de críticas da mídia sabe que escolheu bem. “Eu sei que (indicado) é uma boa pessoa tendo em vista a quantidade de críticas que ela recebe da mídia”, disse. A mais recente escolha do mandatário, a indicação do desembargador Kassio Marques ao Supremo Tribunal Federal, não foi bem recebida pelos núcleos de apoio evangélico e militar do presidente.

Amazônia

Bolsonaro afirmou que o programa Voo Simples poderá facilitar o trânsito na região da Amazônia e inclusive estimular o turismo. “Por que não a abrirmos e estimularmos a Amazônia para o turismo para mostrar ao gringo que aquele trem não pega fogo?”, questionou.

Bolsonaro comentou que recebeu o aval de Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, quando escreveu nota em resposta às declarações do candidato norte-americano , que prometeu doar US$ 20 bilhões para a preservação da Amazônia.

No primeiro debate eleitoral americano, Biden disse que reuniria países para dar uma ajuda financeira a Amazônia e, caso o desmatamento não acabasse, que haveria “consequências significativas”. Em resposta, Bolsonaro classificou a declaração como “lamentável”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Brasil registrou 1,7 milhão de trabalhadores nas plataformas digitais e aplicativos de serviços

Dados fazem parte do módulo “Trabalho por meio de plataformas digitais 2024” da PNAD Contínua

Sérgio Cruz - O dia na história

1948 – Crime em família abala Corumbá

Irmãos homicidas foram inocentados

Bastidores

[ BASTIDORES ] Ao Mestre, com carinho…

Sem interessados, reforma de Pasta ficou para depois

Trânsito

Jovem brasileiro morre em acidente com caminhonete em rodovia paraguaia

Capotamento aconteceu na fronteira com Bela Vista, Mato Grosso do Sul