Pular para o conteúdo
Brasil

Senado aprova 20 indicações para agências reguladoras e para ANPD

O Senado confirmou a aprovação de 20 indicações para agências reguladoras e para a primeira diretoria da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Os nomes são para cadeiras vagas na Anatel (Telecomunicações), Aneel (Energia Elétrica), ANP (Óleo e gás natural), Antaq (Transportes Aquaviários), Anac (Aviação Civil), Ana (Águas e Saneamento) e Anvisa (Vigilância Sanitária)....
Arquivo -

O Senado confirmou a aprovação de 20 indicações para agências reguladoras e para a primeira diretoria da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Os nomes são para cadeiras vagas na Anatel (Telecomunicações), Aneel (Energia Elétrica), ANP (Óleo e ), Antaq (Transportes Aquaviários), (Aviação Civil), Ana (Águas e Saneamento) e (Vigilância Sanitária).

As votações foram feitas em uma sessão presencial nesta terça-feira, 20. Os senadores fizeram um esforço concentrado para apreciar as indicações feitas pelo Executivo. A presença é necessária, pois, no caso de escolha de autoridades, a deliberação precisa ser secreta, o que não é possível por sistema remoto.

Alguns nomes aprovados pelos senadores aguardavam há meses o aval da Casa. É o caso de Carlos Baigorri, servidor e superintendente da Anatel. Ele foi indicado para o cargo de conselheiro do órgão regulador em outubro do ano passado. Na Aneel, o secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento do Ministério de Minas e Energia (MME), Hélvio Guerra, foi escolhido em março para o cargo.

Na ANP, o contra-almirante da reserva Rodolfo Henrique de Saboia aguardava desde março a confirmação do seu nome. Já Symone Araújo, que atuava no Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), foi indicada em abril.

O plenário também aprovou a indicação que confirma Antônio Barra Torres no comando da Anvisa. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, ele atua como presidente do órgão regulador desde dezembro do ano passado, de forma interina. Além dele, os nomes de Alex Machado Campos, Cristiane Rose Jourdan Gomes e Meiruze Sousa Freitas também receberam aval.

Para a diretoria da ANA, os senadores aprovaram o nome de Vitor Eduardo de Almeida Saback, que atualmente é assessor de relações institucionais do Ministério da Economia.

Transportes

Também foram analisados nomes para compor os colegiados de agências que são responsáveis por regular o setor de transportes Os senadores aprovaram Eduardo Nery Machado Filho para comandar a Antaq, que fiscaliza a prestação e serviços e a exploração da infraestrutura portuária.

Para a Anac, foram aprovados os nomes de quatro diretores e um ouvidor. Entre eles, Juliano Alcântara Noman para a presidência do órgão. Atualmente, ele já ocupa o cargo de forma interina. Ainda receberam aval Ricardo Bisinotto Catanant, Rogério Benevides Carvalho e Tiago Sousa Pereira. Para a ouvidoria, o nome aprovado foi o de José Luiz Povill de Souza.

Autoridade Nacional de Proteção de Dados

Os senadores também aprovaram a composição da primeira diretoria da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). O órgão foi criado para fiscalizar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está em vigor desde setembro deste ano.

Como mostrou o Broadcast, três dos cinco nomes aprovados são egressos das Forças Armadas, incluindo o diretor-presidente do órgão, Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior, que é presidente da Telebras desde o início do governo de Jair Bolsonaro. Também vão compor a diretoria da agência Arthur Pereira Sabbat, Miriam Wimmer, Nairane Farias Rabelo Leitão e Joacil Basilio Rael.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Semana começa com temperaturas amenas e alerta de chuva intensa em cidades de MS

De surpresa, Ana Castela solta a voz e dança com Leonardo em show: ‘Modão com o sogro’

Campo Grande tem queda no valor do aluguel pelo 2º mês consecutivo e preço do m² a R$ 35,67 

Jornalista é atingida por motorista bêbada no Jardim dos Estados

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Crianças de 7 e 9 anos são encontradas sozinhas e mãe é conduzida para delegacia

Últimas Notícias

Polícia

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Seis viaturas da PM estão no shopping desde o início da manhã deste domingo (19)

Variedades

VÍDEO: Gafe! Miss Panamá escuta nome errado e causa climão no Miss Grand International

Miss Panamá cometeu uma gafe daquelas durante a final do Miss Grand International; saiba detalhes do que aconteceu

Emprego e Concurso

Cerca de 8 mil candidatos fazem primeira etapa do Vestibular UFGD 2026 neste domingo

Inscritos no vestibular concorrem a 984 vagas em 35 cursos presenciais de graduação

Política

Refis e LOA: saiba detalhes dos projetos do Poder Executivo que deram entrada na Alems

Os dois projetos de lei serão analisados na CCJR nesta quarta-feira, dia 22