Pular para o conteúdo
Brasil

Senadores comentam processo eleitoral dos Estados Unidos

 Ainda pendente de confirmação — apesar de o candidato do Partido Democrata, Joe Biden, ter assumido a dianteira sobre Donald Trump, do Partido Republicano, na apuração dos votos nos estados ainda indefinidos —, o resultado das eleições para presidente dos Estados Unidos foi tema de comentários de senadores nas redes sociais nesta sexta-feira (6).  O […]
Arquivo -

 Ainda pendente de confirmação — apesar de o candidato do Partido Democrata, Joe Biden, ter assumido a dianteira sobre , do Partido Republicano, na apuração dos votos nos estados ainda indefinidos —, o resultado das eleições para presidente dos foi tema de comentários de senadores nas redes sociais nesta sexta-feira (6).

 O senador Eduardo Braga (MDB-AM) citou no Twitter artigo do UOL que compara positivamente o sistema de votação brasileiro, que é totalmente automatizado, ao dos EUA, que está sujeito a grandes atrasos na apuração dos votos. O parlamentar comentou que “a expectativa com o resultado das eleições nos EUA só reforça: temos no Brasil um dos sistemas de votação e apuração mais avançados do mundo”.

 Enquanto isso, o senador Humberto Costa (PT-PE) publicou vídeo, também no Twitter, em que associou a iminente derrota de Trump — cuja permanência na disputa depende de recontagens em curso e ações judiciais — a uma humilhação ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que se declara seu aliado. Humberto Costa acrescentou o comentário: “Capacho brasileiro está desolado. Bye bye, Trump!”

 Já o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apontou, em vídeo publicado no YouTube, para o risco da polarização partidária, representado pela indefinição eleitoral nos EUA: “A falta de diálogo e o respeito entre os democratas e republicanos elevou o nível de agressividade e pôs em xeque a ordem. Independente do resultado, que a verdade e o bem prevaleçam em nosso planeta”, declarou Girão.

 Para o presidente da Comissao de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a diplomacia brasileira deverá ter um papel fundamental no caso de vitória de Joe Biden, com quem Bolsonaro não é alinhado. Para Trad, as relações comerciais do Brasil com os Estados Unidos “são muito maiores do que qualquer ideologia”. Ele listou temas que deverão estar na pauta a ser tratada pelo num eventual governo Biden.

 — Temos a Base de Alcântara, questão das salvaguardas. Temos a questão de um novo pacto de livre comércio com os Estadoa Unidos. Temos também a questão das vacinas contra a covid-19, que estão sendo desenvolvidas por laboratórios norte-americanos… Ou seja, não podemos perder o fio da meada e deixamos de nos relacionar bem com os americanos — disse Trad ao repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

 Apuração 

Realizadas na última terça-feira (3), as eleições para a Presidência e para o Poder Legislativo dos Estados Unidos ganharam a atenção do mundo inteiro. A apura dos votos continua. Favorito nas pesquisas, o ex-vice presidente Joe Biden se viu surpreendido pelo bom desempenho do atual presidente, Donald Trump, no início das apurações, ainda na noite de terça. Como previsto, porém, Biden virou a contagem em vários dos estados mais disputados, graças à votação pelo correio, que é tradicional naquele país e foi estimulada este ano pelo Partido Democrata em razão da pandemia de covid-19.

 Nos Estados Unidos, o voto popular garante aos candidatos, em cada estado da Federação, um determinado número de delegados no Colégio Eleitoral. Ganha a disputa o candidato que obtiver pelo menos 270 delegados.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas