Pular para o conteúdo
Brasil

Telefônica, dona da Vivo, vai ativar 5G em 8 cidades a partir de 24 de julho

A Telefônica Brasil, dona da Vivo, vai ativar o sinal da internet móvel de quinta geração (5G) a partir de 24 de julho em bairros de oito cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre (veja detalhes no quadro abaixo). A informação é do vice-presidente de B2C do […]
Arquivo -
(Foto: Ilustrativa)
(Foto: Ilustrativa)

A Telefônica Brasil, dona da Vivo, vai ativar o sinal da internet móvel de quinta geração (5G) a partir de 24 de julho em bairros de oito cidades: , , Brasília, Belo Horizonte, Salvador, , Curitiba e Porto Alegre (veja detalhes no quadro abaixo).

A informação é do de B2C do grupo, Marcio Fabbris, em entrevista ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. “Estamos trabalhando há muito tempo para ativar o 5G. Desde junho de 2018 vínhamos planejando isso”, conta. “O 5G será muito importante na digitalização do Brasil”, ressalta.

A iniciativa colocará a Telefônica na liderança da cobertura do 5G em número de cidades atendidas no País. A Claro foi a pioneira na ativação do sinal esta semana e, por enquanto, ficará concentrada em São Paulo e Rio de Janeiro, porém com planos de chegar a mais bairros.

A Telefônica também optou por pegar um “atalho” para oferecer a nova geração de internet aos consumidores, assim como fez a Claro. As operadoras vão usar a tecnologia DSS (do inglês Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro). Basicamente, isso consiste em pegar emprestado para o 5G um “pedaço” das frequências hoje destinadas ao 4G.

As frequências são como “rodovias” por onde trafegam os sinais. Ao fazer esse remanejamento, as teles estão antecipando a ativação do 5G que, para atingir uma larga escala no País, ainda depende do das faixas de frequências que será promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Na leilão serão ofertadas as faixas específicas pelas quais o sinal do 5G vai alcançar todo o País, sendo que a principal delas será a de 3.500 Mhz. O certame estava previsto para 2020, mas ficou para 2021, porém ainda sem data definida.

Com a tecnologia DSS, a Telefônica vai destinar para o 5G as frequências de 2.600 Mhz, 1.800 Mhz e 700 Mhz, hoje usadas pelo 4G. Os equipamentos usados nessas operações já estão instalados e são da Ericsson e da Huawei. Já para a ampliação da cobertura de 5G após o leilão, o que demandará mais equipamentos, não há definição sobre quais serão os fornecedores, disse Fabbris. “Para o 5G (futuro), não temos nada definido. O natural seria seguir com os mesmos fornecedores, o que gera sinergias para a rede. Evitamos trocar fornecedores”, explicou.

Por outro lado, ele lembrou que as operadoras ainda aguardam uma posição definitiva sobre a regulamentação da nova tecnologia e possíveis restrições à atuação da chinesa Huawei, que tem sido vetada em alguns países por pressão do governo dos Estados Unidos. “Isso (possível veto à Huawei) é uma variável que não controlamos. Se existir alguma regulamentação (restringindo a fabricante), teremos que seguir. Em algum momento, esse assunto vai ficar crítico”, comentou o executivo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

vereadores

Vereador vê colega fazer ‘gesto ofensivo’ na Câmara, mas vereadora rebate e alega condição médica

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Esportes

Equipe do Osasco São Cristóvão já está em Campo Grande para disputa da Supercopa de Vôlei

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam se enfrentam neste sábado (18)

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado