Pular para o conteúdo
Brasil

Com mais competição, provavelmente preço do 5G será mais barato que 4G, diz Faria

Entrada de novas operadoras a partir do leilão do 5G deve fazer com que o serviço da nova tecnologia seja mais barato
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou nesta terça-feira, 23, que a entrada de novas operadoras a partir do leilão do 5G deve fazer com que o serviço da nova tecnologia “provavelmente” seja mais barato que o 4G. Para o ministro, essa possibilidade é gerada pelo fato de que, com o certame, 1.174 municípios com mais de 30 mil habitantes contarão com pelo menos três prestadoras de serviços.

“Nos dá garantia de que o preço que iremos pagar pelo 5G provavelmente será mais barato do que o 4G. No Rio Grande do Norte, por exemplo, nós temos Vivo, Claro e Tim. Com leilão, a Brisanet virou operadora, então vai ter mais disputa de preço”, afirmou Faria em audiência pública promovida pela Comissão de Infraestrutura do Senado.

Realizado no início do mês, o certame do 5G abriu portas para cinco novas operadoras de telefonia móvel entrarem no mercado brasileiro: Brisanet, Consórcio 5G Sul, Cloud2u, Winity II Telecom e Neko Serviços de Comunicações. A Fly Link também arrematou um lote no leilão, mas acabou desistindo posteriormente.

O ministro ainda destacou que algumas faixas de frequência não receberam propostas no leilão, o que deve permitir uma nova licitação para esses lotes em seis meses ou um ano, na avaliação de Faria. “Acredito que em seis meses, um ano, a possa estar realizando novo leilão”, disse o titular das Comunicações. No leilão, 120 lotes de fato foram licitados, 45 foram arrematados e 63 foram desabilitados (em razão da venda ou não venda de outros lotes).

Outro ponto ressaltado pelo ministro foi o projeto de conectividade das escolas, um dos compromissos assumidos pelas empresas que saíram do certame com lotes na faixa de 26 GHz. Com isso, R$ 3,1 bilhões serão direcionados para levar a esses espaços. De acordo com o ministro, 72 mil de 85 mil escolas urbanas receberão o 5G standalone. As demais ou serão atendidas pelo 5G não-standalone ou pelo 4G. Segundo Faria, 7 mil escolas urbanas hoje não contam com internet. As que contam com a tecnologia, no entanto, são atendidas com uma internet de “péssima qualidade”.

O governo ainda busca levar conectividade para as escolas a partir de parcerias com empresas de satélite de baixa órbita, como a Starlink, de Elon Musk, e a OneWeb. Faria teve reuniões com as duas empresas nas últimas semanas. “Tanto Oneweb como Starlink estão super interessados, tanto na conexão de escolas como na proteção da Amazônia”, afirmou o ministro, ressaltando que o interesse é também de usar tecnologia no monitoramento do desmatamento na Amazônia.

“Tem satélites da Starlink com laser, que consegue detectar barulho da serra elétrica. Eles disponibilizando isso ao governo, tem como checar se aquela serra funciona legal ou ilegal”, mencionou o ministro, segundo quem ambas as empresas já pediram à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a licença para operarem no Brasil. “Tive reunião com os conselheiros da Anatel. Acredito que esse assunto virou assunto que eles estão tratando”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista avança preferencial e batida com carro deixa criança e mais 2 feridos no Aero Rancho

perillo agencia brasil

Em Campo Grande, Perillo afirma que definição de diretório em MS só será em novembro

Deputados pedem fim de rotatividade em escolas para melhorar educação em MS

Câmara derruba veto e atletas trans estão proibidas de integrar equipes femininas na Capital

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Servidor aposentado do INSS em MS terá que devolver R$ 680 mil após erro em benefício

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Acidente com duas carretas e dois veículos na BR-163 deixa um morto e um ferido gravemente 

Últimas Notícias

Polícia

Crimes patrimoniais caem no Jardim Aeroporto e região, mas desafios persistem

Ruas do bairro Jardim Aeroporto, antes marcadas pela insegurança e pelas ocorrências de roubos e furtos, agora percebem diminuição da criminalidade

Cotidiano

Vai participar do Enem? Colégio oferece aulão preparatório gratuito em Campo Grande

Colégio espera atender 600 estudantes presencialmente, além do público do interior de Mato Grosso do Sul

Economia

Indústria de MS alça voos para liderar descarbonização e se antecipa na produção de combustível sustentável

Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso de se tornar carbono zero até 2030 e investe em alternativas para substituir os combustíveis poluentes

Emprego e Concurso

Prefeitura de Ponta Porã está com processo seletivo aberto para 215 vagas

As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de outubro; oportunidades são para todos os níveis de ensino