Pular para o conteúdo
Brasil

PM do Distrito Federal põe toda a tropa na rua para reforçar segurança no 7 de setembro

Vários atos acontecem na capital do país no Dia da Independência
Arquivo -

A Polícia Militar do decidiu convocar “todo o efetivo disponível” para fazer a segurança nas ruas de Brasília nesta terça-feira (7), feriado da Independência do Brasil. Por estratégia interna, a corporação não informa o número de militares empenhados no serviço.

No comunicado enviado ao G1, a corporação afirma que os militares de folga também foram chamados. Apenas quem está de férias não vai trabalhar nesta terça. “Todo o efetivo disponível estará empenhado na Esplanada. Férias são afastamento legal e não serão interrompidas”, diz a PM.

Desde a noite de domingo (5), as vias que dão acesso à Esplanada dos Ministérios estão fechadas para o trânsito de veículos (saiba mais abaixo). No entanto, por volta das 20h desta segunda-feira, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) furaram o bloqueio da PM e invadiram a Esplanada dos Ministérios.

O grupo retirou grades de segurança que estavam ao longo da via, próximo ao Palácio do e ao Congresso Nacional. Na manhã desta terça-feira, caminhões e ônibus estavam estacionados na área, desrespeitando a proibição de veículos no local.

Após o ocorrido, a Polícia Militar informou que não houve uma invasão. Já a Secretaria de Segurança Pública do DF disse, em nota, “que a situação está sob controle”.

Sem desfile

Ainda em agosto, o Ministério da Defesa informou que não haveria desfile militar, por causa da pandemia de Covid-19. À época, a pasta disse que as Forças Armadas fariam o hasteamento da bandeira em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, com restrição de público.

O desfile de 7 de setembro já havia sido cancelado no ano passado, também por causa da pandemia. Autoridades de saúde recomendam que sejam evitadas aglomerações, para desacelerar o contágio pelo coronavírus.

Trânsito

Na Esplanada dos Ministérios, o trânsito está interditado desde a noite de domingo (5). As vias S1 e N1 permanecem bloqueadas para a passagem de veículos, pelo menos até esta terça-feira.

O bloqueio se estende desde a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto até o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, entre as vias L4 norte e sul. Para quem precisa acessar a região, a orientação é seguir pela via dos anexos: N2 e S2.

Policiamento

Além da PM, agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) vão atuar na fiscalização e também na orientação para os motoristas.

O Departamento de Polícia Especializada (DPE), da Polícia Civil, no Parque da Cidade, vai concentrar as ocorrências de flagrante. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), os casos relacionados à ação nas ruas serão registrados pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual (Decrin).

As demais ocorrências policiais, no centro de Brasília, ficam concentradas na 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). As delegacias do DF, que atuam em regime de plantão, também ganharam reforço na equipe.

Já os militares do Corpo de Bombeiros, que também estarão em serviço durante o feriado, vão atender ocorrências de urgência na região central da capital.

*Com informações G1

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sua rua está na lista? Prefeitura de Campo Grande abre licitação para asfaltar Residencial Botafogo

Eita! Pai de Ana Castela dá bronca em Zé Felipe e na Boiadeira: ‘Não têm respeito’

Inédita no Brasil, base veterinária no Pantanal promete salvar animais em áreas remotas

Com queda de 2,5% em setembro, varejo de MS completa 10 meses consecutivos de índices negativos

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Caminhão furtado em Naviraí é recuperado com 15 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Últimas Notícias

Mundo

‘Apagão’ em sistema da Amazon atinge Alexa, Snapchat e mais de 500 apps no mundo

Falhas na Amazon Web Services, a nuvem da Amazon, deixaram serviços fora do ar

Transparência

Dourados amplia atendimentos à população migrante com o ‘Projeto Bienvenido’

Ação é custeada com recursos do Governo Federal

Polícia

Após reclamação de moradores por falta de iluminação, prefeitura faz manutenção em poste

Poste fica no cruzamento onde motociclista faleceu na noite desse domingo (19)

Transparência

Empresa vence licitação de R$ 4,7 milhões para concluir asfalto no Bosque das Araras, em Campo Grande

Obras serão concluídas com saldo remanescente