Pular para o conteúdo
Brasil

Presidente da Anvisa desmente Bolsonaro sobre associação entre vacina e aids

Sem citar Bolsonaro, Barra Torres desmente relações entre vacinas e Aids
Arquivo -
Presidente da Anvisa ainda elogiou o Plano Nacional de Imunização
Presidente da Anvisa ainda elogiou o Plano Nacional de Imunização

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (), Antonio Barra Torres, reagiu nesta quarta-feira, 27, à informação falsa propagada pelo presidente Jair Bolsonaro de que as vacinas contra o coronavírus aumentariam o risco de contrair aids.

“Nenhuma das vacinas está relacionada à geração de outras doenças. Nenhuma delas está relacionada ao aumento da propensão de ter outras doenças, doenças infectocontagiosas, por exemplo”, afirmou Barra Torres, sem citar Bolsonaro, em uma reunião da diretoria da agência. “Confiem nas vacinas, usem as vacinas.”

No discurso, o presidente da Anvisa comemorou a redução das mortes e dos casos de coronavírus no Brasil, destacando a importância das vacinas para a queda dos casos. “E qual o motivo desses índices estarem se apresentando mais favoráveis neste momento? Vacina. É a resposta. Vacina é a causa desses índices estarem em declínio. PNI (Programa Nacional de Imunização). Programa robusto, tão grande quanto o Brasil”, elogiou.

Em uma live nas redes sociais, na última quinta-feira, 21, Bolsonaro associou o imunizante contra covid-19 à ampliação dos casos de aids. Para evitar propagar a desinformação, YouTube, e Facebook decidiram remover o vídeo do presidente das suas plataformas.

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador (MDB-AL), também incluiu o episódio no seu parecer e solicitou o banimento de Bolsonaro das redes sociais.

Para se justificar, o presidente e apoiadores recorreram a uma reportagem do ano passado da revista Exame. O texto citado por bolsonaristas, no entanto, não traz nenhuma informação vinculando as vacinas aplicadas hoje contra o coronavírus ao aumento da aids.

“Ao cidadão que está nos ouvindo nesse momento, reitero: as vacinas que estão em uso no Brasil, aprovadas pela Anvisa, não induzem a nenhuma doença, não aumentam a propensão de ter nenhuma doença”, insistiu Barra Torres. Ele pediu à população que fique atenta às doses de reforço. “Lembrem-se que é muito importante. O ato de se vacinar faz bem a quem é vacinado e faz bem ao próximo”.

As declarações de Barra Torres contrastam com sua atuação no início da pandemia. Em março de 2020, por exemplo, ele chegou a participar, ao lado de Bolsonaro, de uma manifestação de apoiadores do presidente, na Praça dos Três Poderes. Em depoimento à CPI da Covid, em maio deste ano, o chefe da Anvisa admitiu que isso foi “um ato inadequado”. “Eu hoje tenho plena consciência de que, se pensasse cinco minutos, eu teria feito diferente”, argumentou.

Na reunião desta quarta-feira, 27, o presidente da Anvisa também chamou a atenção para o fato de o Brasil ser reconhecido internacionalmente pelo programa de imunização e disse que isso é uma “benção”, algo a ser preservado. “Somos sempre cumprimentados, referenciados por sermos aqueles que vêm de um País que tem uma tradição vacinal sólida e forte, apesar das imensas dificuldades que temos de enfrentar todos os dias nos diversos campos das atividades nacionais”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

maria em cg supercopa

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

Bataguassu vence jogo e garante acesso à Série A de 2026

Arquibancada da supercopa

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Corinthians perde chances, mas vence o Galo com golaço e vê Z4 mais longe

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

O Cruzeiro venceu o Fortaleza por 1 a 0, neste sábado (18), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol solitário da partida foi marcado por Christian ainda no primeiro tempo, resultado que mantém a equipe mineira na perseguição a Palmeiras e Flamengo, que se enfrentam neste domingo (19), no Maracanã. O jogo … Continued

Esportes

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

Time dominou os três sets e garantiu o título inédito em seu currículo

Esportes

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Yeltsin destacou a energia do público campo-grandense

MidiaMAIS

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

William Precinato, o Homem-Aranha da Shopee, levou dois acompanhantes para assistirem à final feminina da Supercopa