Pular para o conteúdo
Brasil

Empresa que atrasou entrega de vacinas pediátricas já foi denunciada por propina

IBL foi contratada pelo Ministério da Saúde para transportar doses da Pfizer
Arquivo -
Vacina
Vacina

A empresa que atrasou as entregas de vacinas para crianças já foi denunciada por esquema de propina pelo MPF (Ministério Público Federal). A IBL (Intermodal Brasil Logística) foi contratada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Metrópoles, a empresa foi denunciada pelo MPF por envolvimento em um esquema de propinas na Suframa (Superintendência da Zona Franca de ). O jornal, que teve acesso ao processo na íntegra, disse que um “suposto suborno dado a servidores da superintendência teria como objetivo agilizar o processo das apresentações de mercadorias na Zona Franca de Manaus”.

Assim, o objetivo era conseguir os benefícios sem a devida vistoria. Então, “a companhia seria beneficiada com incentivos fiscais”, expõe o Metrópoles. Junto com a IBL, outras duas empresas foram denunciadas por administrativa.

Segundo o processo analisado, os crimes teriam ocorrido em 2007, quando a PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Rio Nilo. Entre 31 pessoas denunciadas pela MPF, estavam o atual presidente da IBL Logística, Jonatas Spina Borlenghi, e o então gerente da empresa em Manaus, Neil da Silva Araújo.

Em março de 2015, 30 réus foram condenados por estelionato, formação de quadrilha, corrupção e falsidade ideológica. No entanto, Borlenghi foi o único absolvido no processo por falta de provas. Assim, no ano seguinte, o MPF denunciou a improbidade administrativa contra as empresas.

A denúncia foi apresentada em 2016, pelo procurador Alexandre Jabur. No entanto, o processo ainda não foi aceito pela Justiça Federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria