Pular para o conteúdo
Brasil

Forças Armadas inspecionam código-fonte de urna eletrônica no TSE

Técnicos das Forças Armadas foram hoje (3) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eletrônicos de votação, informou a assessoria da Corte. Pelo cronograma de trabalho, pela manhã foram feitas reuniões explicativas com técnicos da Justiça Eleitoral, e, hoje à tarde, os códigos-fonte começam a … Continued
Agência Brasil -
Novo modelo da urna eleitoral brasileira. (Foto: Abdias Pinheiro/TSE)

Técnicos das foram hoje (3) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em , para inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eletrônicos de votação, informou a assessoria da Corte.

Pelo cronograma de trabalho, pela manhã foram feitas reuniões explicativas com técnicos da Justiça Eleitoral, e, hoje à tarde, os códigos-fonte começam a ser inspecionados numa sala instalada pelo TSE em sua sede especificamente para este fim.

Código-fonte é um conjunto de comandos e instruções, escritos em linguagem para computadores, que integram um programa capaz de acionar o funcionamento de equipamentos eletrônicos.

A inspeção dos códigos-fonte das eleições por integrantes das Forças Armadas ocorre após o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, ter enviado na segunda-feira (1º) um ofício ao TSE pedindo acesso “urgentíssimo” aos dados.

Em resposta, o TSE informou que o acesso a todos os códigos-fonte utilizados nas Eleições 2022 estão disponíveis desde outubro do ano passado para as entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, incluindo as Forças Armadas.

A inspeção já foi realizada, por exemplo, pela Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Senado. A Polícia Federal (PF) marcou para realizar o procedimento entre os dias 22 e 28 deste mês.

Partidos políticos

Todos os partidos políticos também podem inspecionar os códigos. Até o momento, se interessaram pelo procedimento as siglas PV, PL e PTB, embora somente esta última tenha de fato conduzido uma inspeção, informou o TSE.

Desde as eleições municipais de 2020, o TSE vem ampliando o rol de entidades que podem ter acesso livre aos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, desenvolvidos por programadores da própria Justiça Eleitoral.

Além de órgãos oficiais, a lista inclui, entre outros, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os departamentos de tecnologia de instituições acadêmicas. A Federal do (UFRGS) realizou a inspeção em março.

Além disso, a Universidade Federal de (UFPE), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Polícia Federal participam de um projeto-piloto que permite acesso remoto aos códigos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Imagem ilustrativa

Fintech é alvo de ataque cibernético que desvia R$ 26 milhões

Dispositivo usado no furto ao shopping: como funciona aparelho que clonou a trava eletrônica

Trump debocha de oposição ao falar de reformas na Casa Branca

Riedel perillo

Riedel diz que encontro com Perillo tratou de investimentos em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Foto: Ilustração

Padrasto é preso por estuprar e obrigar adolescente a assistir filmes pornográficos em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

UFMS busca conselheiros voluntários para propor melhorias e avaliar serviços prestados pela Universidade

Qualquer pessoa interessada pode se inscrever por meio do portal Gov.br

Polícia

Assaltante morre após troca de tiros com policiais do DOF em Dourados

DOF cumpria mandado de prisão contra Marcelo Prenda Albernaz Elias por assalto no município

Política

‘Municipalismo está sendo absorvido pela cultura da gestão pública’, diz Riedel em congresso com prefeitos

Governador ressaltou ainda que 'boa relação' entre Estado e municípios deve ficar no radar doe Mato Grosso do Sul

Polícia

Médico de 73 anos denuncia furto milionário praticado por secretária de sua clínica

Família descobriu que a funcionária fazia transferências via Pix para si mesma, realizava compras particulares debitadas da conta do médico e chegou a resgatar valores de aplicações financeiras em nome do médico