Pular para o conteúdo
Brasil

Lote de vacinas infantis da Pfizer chega ao Brasil na madrugada do dia 13

O Ministério da Saúde confirmou que serão cerca de 1,2 milhão de doses
Arquivo -
Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) e a partir dos 12 anos (roxa)
Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) e a partir dos 12 anos (roxa)

O primeiro lote de vacinas infantis da Pfizer contra chegará ao Brasil na madrugada do dia 13 de janeiro, mais especificamente às 3h40 no aeroporto de Viracopos em Campinas (SP).

O Ministério da Saúde confirmou que serão ao todo cerca de 1,2 milhão de doses. As vacinas serão distribuídas após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em dezembro de 2021, sobre as doses pediátricas da Pfizer.

O discurso do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dizendo que “não havia pressa” para vacinar as crianças, foi criticado por especialistas, governadores e secretários da saúde. Para comprovar sua eficácia e assegurar não haver riscos, a analisou um estudo feito com pouco mais de 2.200 crianças. Ainda assim, o Ministério da Saúde decidiu fazer uma consulta pública sobre a vacinação de crianças.

Segundo o portal O Tempo, antes de anunciar que incluiria crianças na campanha de vacinação, a pasta promoveu uma audiência com a participação de três médicos contrários à vacinação de crianças. O convite para o evento foi da deputada bolsonarista (PSL). Em questionário encerrado neste domingo (2), a maioria dos participantes é contra a obrigatoriedade de prescrição medica.

Bolsonaro é contra

O presidente Jair Bolsonaro tem conquistado holofotes após efetuar diversas declarações contrárias à vacinação contra a covid, mesmo com as evidências científicas garantindo a eficácia das mesmas. Os termos utilizados pelo presidente vão desde “quem toma vacina vai virar jacaré” a “vacina transmite AIDS”. E desta vez, Bolsonaro tem tido a vacinação para crianças de 5 a 11 anos como alvo.

Um dos exemplos das declarações polêmicas, o chefe do Executivo federal disse desconhecer casos de mortes pelo novo coronavírus de crianças na referida faixa etária. O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, no entanto, registrou 301 mortes de crianças na referida faixa etária em decorrência da Covid-19 desde que a pandemia começou — o que corresponde a uma média de 14,3 mortes por mês, ou uma a cada dois dias, segundo dados da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19

Críticas à Anvisa

O presidente tem o costume de realizar lives semanais nas redes sociais, e na última quinta-feira (6), foi sua primeira transmissão ao vivo após sua terceira internação devido a uma obstrução intestinal. Bolsonaro, em tom de crítica, chamou a Anvisa de “dona da verdade” e fez “alertas” que desestimulam a vacinação infantil. O chefe do executivo, fez questão mais uma vez de frisar que sua filha Laura, de 11 anos, não irá se vacinar.

Bolsonaro finalizou sua live criticando as informações relacionadas à vacinação. “A Anvisa virou outro poder no Brasil. É a dona da verdade, dona de tudo. Agora já falam até em terceira dose para crianças de 5 a 11 anos”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Polícia

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Correspondente a R$ 500,00 por animal

Esportes

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Corinthians superou a Ferroviária por 6 a 5 na disputa de pênaltis

Cotidiano

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Existe possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Sport vive um momento delicado na Série A