Pular para o conteúdo
Brasil

No RN, Bolsonaro critica STF e fala em baixar a inflação e aumentar os empregos

O mandatário também voltou a usar expressões pejorativas para se referir a nordestinos
Arquivo -

No mesmo dia em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou a maior alta da inflação para janeiro nos últimos seis anos – o bateu 10,38% no acumulado de 12 meses -, o presidente Jair Bolsonaro prometeu mais uma vez empenho do governo contra a alta dos preços e reiterou críticas indiretas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em discurso marcado por palavrões durante visita à Barragem de Oiticica, em Jucurutu, Rio Grande do Norte, Bolsonaro ainda voltou a reclamar da política de preços da Petrobras e a culpar governadores pelo preço dos combustíveis, um dos inimigos do presidente na perda de popularidade. O mandatário também voltou a usar expressões pejorativas para se referir a nordestinos.

Bolsonaro está em tour pelo Nordeste para inaugurar trechos da transposição do Rio São Francisco. Ele aposta na megaobra de infraestrutura e no Auxílio Brasil para fortalecer sua imagem no Nordeste, região onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a maior força eleitoral.

“No corrente ano, vamos nos empenhar para baixar a inflação e também conseguir mais empregos”, prometeu o presidente, sem citar os dados de hoje, mas reconhecendo o salto no valor dos combustíveis. “Não tenho poder de chegar na Petrobras e falar ‘está congelado, diminui preço do combustível’. Até gostaria de ficar livre da Petrobras, porque me acusam de uma coisa que não tenho responsabilidade”, acrescentou, jogando a culpa da alta do preços de combustíveis em governadores pela cobrança de ICMS.

Em mais um episódio de tensão com o STF desde que descumpriu a determinação do ministro e se recusou a prestar depoimento na Polícia Federal, Bolsonaro recusou a pecha de antidemocrático. “Não prendi deputado, não desmonetizei página de ninguém”, declarou, em crítica indireta à Suprema Corte. “Alguns falam que presidente é mal-educado, fala palavrão, mas eu não roubo”.

O chefe do Executivo ainda repetiu que não errou em nenhum momento durante a pandemia de covid-19 e usou, mais uma vez, expressões pejorativas para se referir a nordestinos. “Minha esposa é filha de um cabra da peste, de um cabeça chata”.

Represa

Bolsonaro também se queixou de não poder represar a água do Rio São Francisco em território potiguar em razão das populações ribeirinhas. “Virou questão política por parte da governadora (Fátima Bezerra, PT). É dar atenção a minorias que lutam pelo direito a ‘não barragens’. O que é isso? Por causa de 10, 15 famílias?”, questionou. “Espero que em breve isso seja solucionado”, afirmou o presidente.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

consórcio

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Vendedor de doces é preso após invadir Camelódromo e chutar segurança em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Executado em shopping na fronteira tentou ser vereador em Coronel Sapucaia em 2024

Últimas Notícias

Polícia

Brasileiro executado em shopping recebeu 16 tiros em Pedro Juan Caballero

Jonathan Medeiro da Fonseca, de 36 anos, tentou ser vereador por Coronel Sapucaia, mas ficha pregressa fez TRE-MS o considerar 'inapto'

Transparência

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

Justiça colocou pagamento na fila de precatórios, mas hospital tenta reverter decisão em Brasília

Cotidiano

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Moradores terão atendimentos em saúde, beleza, assistência social, cidadania, emprego, documentação, serviços administrativos, entre outros

Brasil

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Mulher se pendurou em ar-condicionado para resgatar mãe e primo e teve 63% do corpo queimado