Pular para o conteúdo
Brasil

Assassinato de líder quilombola na Bahia mobiliza presidência do STF: ‘A fuzilaram’

Bernadete Pacífico, liderança quilombola da Bahia, foi assassinada no quilombo Pitanga dos Palmares
Agência Estado -
Bernadete Pacífico — Foto: Conaq

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram nesta quarta-feira, 23, uma homenagem à memória da líder quilombola e ialorixá Bernadete Pacífico, a Bernadete, executada na Bahia. A ativista de 72 anos foi morta a tiros dentro da própria casa em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, na semana passada.

Bernadete Pacífico, liderança quilombola da Bahia, foi assassinada no quilombo Pitanga dos Palmares — Foto: Conaq

“Uma senhora de 72 anos que estava na sala vendo televisão. Literalmente, a fuzilaram”, lamentou a ministra. “Fatos como esse mostram que nós temos um longo caminho ainda a percorrer como sociedade no sentindo de um avanço civilizatório e no sentido da efetivação dos direitos fundamentais que a nossa Constituição cidadã assegura a todos.”

A presidente do STF também informou que conversou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e pediu empenho na resolução do crime. O petista chegou a levantar a hipótese do envolvimento de facções criminosas na execução. A família, no entanto, acredita que Mãe Bernadete foi vítima de intolerância religiosa.

A investiga o caso em um inquérito sigiloso. Uma força-tarefa da Polícia Civil da Bahia também apura o assassinato.

Levantamento feito pelo Estadão mostra que as denúncias de intolerância religiosa mais que dobraram nos últimos quatro anos.

esteve na Bahia no meio do ano e chegou a se encontrar pessoalmente com Mãe Bernadete. Após o encontro, a ministra teria pedido ao governo da Bahia maior proteção às comunidades quilombolas no Estado. “Pedi para ele (governador) um cuidado especial com os quilombolas, tamanha a situação que me pareceu de desemparo”, relembrou a ministra nesta tarde.

Além de presidente do STF, Rosa Weber dirige o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que administra o Judiciário. Ela criou, em julho, um grupo de trabalho para aperfeiçoar a atuação judicial no processamento de ações sobre disputas de posse envolvendo comunidades quilombolas.

A ministra Cármen Lúcia, conhecida pela defesa dos direitos humanos, elogiou a trajetória da Mãe Bernadete no plenário do STF. Ela afirmou nesta tarde que vê falhas do poder público.

“A morte da Mãe Bernadete é mais uma chaga entre as tantas e quantas desumanidades que nós temos assistido em nosso País”, disse. “A despeito de todas as denúncias que ela desabafava, o Estado brasileiro não conseguiu impedir mais um assassinato.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cepol

Homem tenta separar briga de bar e é atingido por golpe de facão no Noroeste

Homem algemado e executado com 17 tiros e na fronteira com o Paraguai era brasileiro

Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado em Campo Grande

1849 – Paraguaios sequestram Senhorinha Barbosa

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Sábado começa com temperaturas amenas e 55 cidades sob alerta de chuvas intensas em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Canais de atendimento do MPT-MS estarão temporariamente indisponíveis neste fim de semana

A medida busca melhorar o desempenho e a segurança dos sistemas eletrônicos em todo o país

Polícia

Armado com faca, homem tenta matar ex-vizinho em restaurante de Campo Grande

Vítima conseguiu desarmar o suspeito usando uma barra de ferro

Esportes

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão se enfrentam em poliesportivo de Campo Grande

Polícia

Homem busca ajuda em shopping após ser esfaqueado na Avenida Ernesto Geisel

Os golpes atingiram um dos braços da vítima, que foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros