Pular para o conteúdo
Brasil

Bancada ruralista diz que governo Lula arrancou a ponte com o agro ao prestigiar evento do MST

Em feira do MST, Paulo Teixeira elogia produção sem agrotóxico
Agência Estado -
MST
Dep. Evair Vieira de Melo (PP - ES) | Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

A presença do vice-presidente e de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na feira nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) incomodou integrantes da bancada ruralista no Congresso. O Planalto tenta melhorar o diálogo com o grupo.

Na próxima terça-feira, 16, Alckmin estará em um almoço promovido pela bancada em – mas, ao prestigiar o evento do MST, no momento em que invasões de terras voltam a ocorrer no País, alargou ainda mais esse distanciamento.

O segundo vice-presidente da Frente Parlamentar do (FPA) na Câmara, deputado Evair de Melo (PP-ES), já fala em rompimento. “O governo arrancou a ponte com o agro e não tem mais diálogo”, afirmou. “É a fotografia que nós precisávamos para poder provar o envolvimento do governo com o MST nessas invasões de terra”, complementou, sobre a foto de Alckmin ao lado do coordenador do MST, João Pedro Stédile, durante o evento Somente durante o chamado ‘Abril Vermelho’, o movimento invadiu ao menos 13 fazendas.

Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e outros membros do primeiro escalão do governo viraram estrelas do evento, no Parque da Água Branca, região oeste de . O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se tornou garoto propaganda de um pacote de fubá, um dia após o secretário executivo da pasta e indicado de Lula para o Banco Central, Gabriel Galípolo, visitar o local. Também já passaram pela feira os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

O aceno do governo ocorre no momento em que o Congresso está prestes a instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões do MST. Integrantes da oposição, incluindo parlamentares que fazem parte da cúpula da bancada ruralista, prometem apontar responsabilidade do governo nos atos ilegais.

“O governo dá sinais absolutamente contraditórios e tem vivido uma certa esquizofrenia com o agro. Dá uma no cravo e outra na ferradura, mas vai ter que se definir”, disse o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), vice-presidente da frente da agropecuária na Câmara.

A bancada do agronegócio acumula uma série de desentendimentos com o governo, após invasões promovidas pelo MST no campo, à Agrishow, a maior feira do setor no País, e discursos do próprio presidente. Na última quinta-feira, 11, Lula fez menção à Agrishow e disse que “alguns fascistas de São Paulo” não quiseram a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, no evento.

Ruralistas também não gostaram da presença de Stédile na comitiva de Lula na China e de o movimento integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão.

Numa tentativa de atenuar a crise, Carlos Fávaro, que disse ter sido “desconvidado” da Agrishow, se reuniu com os parlamentares da bancada ruralista na semana passada e prometeu um aporte de R$ 200 milhões do Orçamento da União para reforçar o Plano Safra, principal linha de financiamento do setor, ainda neste ano e diminuir o impacto da taxa de juros no programa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“O fogo subiu muito rápido”: morador conta sobre incêndio que deixou moradores sem internet

Ozempic, Bobbie Goods: Gatos para adoção com nomes inusitados viralizam na web

Câmara analisa incentivo a empreendedores e mais duas propostas nesta terça

audiência

Motorista presa por atingir jornalista no trânsito ganha a liberdade após fiança

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Água Bonita - ana laura menegat

Pesquisa revela força de cacicas na liderança de sete aldeias indígenas de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Você viu esses cachorros? Famílias procuram por pets que desapareceram em Campo Grande

Pets desapareceram neste final de semana nos bairros Jardim Ouro Preto, Vila Morumbi e Vila Serradinho

Polícia

Idoso é preso após quebrar o fêmur da esposa durante briga em Três Lagoas

Vítima disse que já teve a clavícula quebrada pelo suspeito anteriormente

Polícia

Brasileiro é preso na Ponte Internacional da Amizade com contrabando de répteis exóticos

Ao todo foram apreendidos 12 jacarés, 10 lagartos cristais, uma anaconda e uma cria de píton que estavam escondidos na mochila

Mundo

Papa Leão XIV recebe pela primeira vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Pontífice reconheceu que "havia grande resistência" à ideia de uma lei universal de tolerância zero