Pular para o conteúdo
Brasil

Chuva de meteoros? Clarão no céu chama atenção em dois estados do Brasil

Fenômeno faz parte da chuva de meteoros 'Perseidas'
Aliny Mary Dias -
Clarão no céu chamou atenção em dois estados (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

Clarão registrado no céu chamou atenção de moradores dos estados do e Goiás, na noite desta quinta-feira (24).

O fenômeno durou poucos minutos, mas foi suficiente para render várias publicações e deixar o assunto entre os mais comentados nas redes sociais.

Ao G1, o astrônomo Clayton Gubio, presidente do Instituto de Gunstar, explicou que o registrado foi do tipo “bólido” ou “supermeteoro”, ou seja, que pôde ser visto em diversas regiões.

Gubio afirmou ainda que, desde julho, ocorre a chuva de meteoros “Perseidas”. O fenômeno acabou justamente nessa quinta-feira. “Essa chuva é famosa por gerar esse tipo de meteoro, grande e luminoso”, destacou.

Chuva de meteoros Perseidas em Mato Grosso do Sul

Todos os anos nesta época, quando a Terra passa pela nuvem de poeira e detritos rochosos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, os fragmentos se tornam visíveis a olho nu. Em 2023, a janela de observação começou em 14 de julho e vai até o dia 1º de setembro. Porém, seu auge acontecerá neste final de semana.

O melhor horário para visualização está programado para ocorrer entre 21h e 22h45, em Mato Grosso do Sul. Esse ano, a ‘atração espacial’ ganhou uma melhoria e o observador pode visualizar entre 40 a 50 meteoros por hora, conforme especialistas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia