Pular para o conteúdo
Brasil

Lira defende ‘caminho do meio’ para Redes; Moraes e Gilmar pedem punição

Moraes defendeu a regulação das plataformas e das redes sociais, como Facebook.
Agência Estado -
Presidente da Câmara, Arthur Lira | (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara, (PP-AL), disse ontem que os Poderes da República e a sociedade devem encontrar um equilíbrio entre a liberdade de expressão e o funcionamento das . Ao lado dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Gilmar Mendes, em evento no Rio, Lira destacou a necessidade de se achar um “caminho do meio” para preservar direitos.

“A sociedade brasileira espera que os administradores (das plataformas) e os representantes eleitos consigam encontrar o quanto antes uma forma de equilibrar o fenômeno das redes sociais”, disse o presidente da Câmara durante o seminário “Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia”, organizado pela Rede Globo, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e Fundação Getulio Vargas (FGV).

Moraes defendeu a regulação das plataformas e das redes sociais, como Facebook. O ministro afirmou que elas devem ser tratadas como empresas de comunicação – e não apenas como de tecnologia – em questões que envolvam liberdade de expressão e responsabilidade por discursos divulgados em seus canais. “Temos de mudar a forma jurídica de responsabilização de quem é detentor das redes”, afirmou.

Gilmar disse que a discussão sobre a regulação das redes sociais ganhou “fôlego renovado” no Brasil após o que chamou de “espantosos episódios” de 8 de janeiro. Para ele, uma nova regulação da internet, “mais rígida e moderna”, é “urgente e necessária”.

Também presente no evento, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, foi na mesma linha e afirmou que os ataques aos prédios dos três Poderes, em , foram “incitados, organizados e financiados em ambientes digitais”, e atribuiu a “selvageria” à disseminação do discurso de ódio. “Vimos que há uma catarse.”

Projeto

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que um projeto de lei para regulamentar a difusão de conteúdo pelas redes sociais será levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Com isso, o ministro acha possível que uma nova regulamentação das redes seja aprovada no Congresso ainda neste ano.

No evento, Dino disse ainda que a proposta será entregue ao deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que é relator de um projeto de lei em tramitação sobre o tema. “O Supremo também pode julgar De modo que são dois caminhos diferentes que irão se complementar”, afirmou o ministro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cariúcha termina namoro de dois meses com Alexis Couto; saiba o motivo

louvre

Museu do Louvre fecha após invasão e roubo de joias

OCA Ambiental teve o contrato para coleta de lixo com Batayporã prorrogado por mais 12 meses (Divulgação)

Com novo aditivo, contrato de coleta de lixo em Batayporã supera os R$ 2,7 milhões

Apresentação do Raça Negra em Resende (RJ), grupo estará em Aparecida do Taboado (Divulgação)

Show do Raça Negra no Festival de Praia de Aparecida do Taboado custará R$ 500 mil

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Corumbaense, Eloize é voz de MS que vai representar o Pantanal na COP30

Últimas Notícias

Polícia

Alarme foi acionado durante invasão de joalheria em shopping de Campo Grande

Shopping precisou ser interditado após a chegada da PM por volta das 5 horas da manhã

MidiaMAIS

Cinema de Campo Grande terá programação de Halloween com clássicos do terror

UCI Day Terror disponibilizará 10 filmes clássicos de terror para amantes do gênero

Polícia

Mulher é encontrada ensanguentada após apanhar de marido durante briga em bar

Uma pessoa que passava pela MS-112 encontrou a mulher machucada e acionou a Polícia Militar

Emprego e Concurso

Prova objetiva para seleção de professores temporários da Reme acontece neste domingo

Portões dos locais de prova para seleção de professores fecham pontualmente às 13h