Pular para o conteúdo
Brasil

Lira diz que continuará ajudando o Executivo nas discussões sobre arcabouço

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira, 21, que o prazo para a apresentação da proposta de arcabouço fiscal é do governo. O deputado também disse que continuará ajudando o Executivo nas discussões sobre a regra que substituirá o teto de gastos. Além disso, declarou que tem dado “todos os sinais públicos” … Continued
Agência Estado -
Arthur Lira (Agência Brasil)

O presidente da Câmara, (PP-AL), afirmou nesta terça-feira, 21, que o prazo para a apresentação da proposta de arcabouço fiscal é do governo. O deputado também disse que continuará ajudando o Executivo nas discussões sobre a regra que substituirá o teto de gastos. Além disso, declarou que tem dado “todos os sinais públicos” para o fortalecimento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A expectativa era de que a proposta de arcabouço fiscal fosse apresentada ainda nesta semana, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o anúncio ficará para depois de sua viagem à China, que ocorrerá de 26 a 31 de março. Lira contou que recebeu telefonemas hoje de Haddad e do secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, que o avisaram da decisão de Lula. Ele, então, desmarcou uma reunião com líderes partidários da Câmara, prevista para amanhã, em que a regra fiscal seria discutida.

“Não vou comentar prazo, porque o prazo para apresentar o arcabouço é do governo. Nós estamos ajudando. Estou dando todos os sinais públicos para o fortalecimento do Haddad. O Haddad está dando todos os sinais públicos de muita conversa. O Haddad está sofrendo do mercado e críticas do PT. Está bom o texto. Crítica dos dois lados, está bom o texto”, declarou Lira a jornalistas, durante um em comemoração ao aniversário de um ano do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), organizado pelo líder do PSB na Câmara, Felipe Carreras (PSB-PE).

Como mostrou a reportagem mais cedo, alguns líderes da Câmara ficaram insatisfeitos com o adiamento da apresentação do arcabouço fiscal porque o próprio governo quer uma aprovação rápida do projeto, para que a nova regra já seja incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que precisa ser enviada para o Congresso até 15 de abril.

“Continuam contando com a ajuda da gente, mas a decisão é do governo sobre quando enviar o arcabouço”, emendou o presidente da Câmara. Como mostrou o Broadcast Político ontem, Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), “receberam bem” as linhas gerais do arcabouço mostradas a eles por Haddad. Na proposta, havia gatilhos para que o gasto público tenha um perfil “anticíclico” e para que possa haver crescimento de despesas em momentos de desaceleração econômica. Esses gatilhos estariam atrelados à arrecadação.

Na última quinta-feira, 16, o ministro da Fazenda já havia se reunido com Lira para tratar da regra fiscal. Logo depois do encontro, em entrevista à GloboNews, o presidente da Câmara elogiou a interlocução de Haddad com o Congresso.

De acordo com interlocutores, Lira vê em Haddad o único integrante do governo que entende o contexto político atual, de polarização do País e vê o ministro se esforçando para “construir pontes”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

mae muito fa de volei filha 3 meses 2

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Notícias mais lidas agora

Não dá pra perder: final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a 1ª de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Não dá pra perder: final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sada Cruzeiro e Itambé Minas disputam título no Guanandizão

Polícia

Crianças de 7 e 9 anos são encontradas sozinhas e mãe é conduzida para delegacia

Mãe alegou que deixou filhos em casa para que pudesse trabalhar

Sérgio Cruz - O dia na história

1903 – Morre Barros Cassal, teórico da divisão de Mato Grosso

Advogado foi vítima de hepatite aguda

Esportes

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘dias maravilhosos’

Treinador da equipe de vôlei feminino do Osasco Voleibol Clube e é um dos maiores nomes da história do clube.