Pular para o conteúdo
Brasil

Protocolada na PGR representação criminal contra Bolsonaro sobre Yanomami

"Os responsáveis por esse genocídio não podem ficar impunes", pontua pedido
Agência Estado -
Crise humanitária dos Yanomami (Foto: Condisi-YY/Divulgação)

O atual líder da bancada do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e o próximo líder do partido na Casa, Zeca Dirceu (PR), protocolaram, neste domingo (22), uma representação criminal da bancada contra o ex-presidente Jair e a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Damares Alves pela responsabilidade criminal e civil dos povos indígenas Yanomami no Estado de Roraima.

O documento encaminhado à Procuradoria-Geral da República é assinado também pelos deputados federais Alencar Santana (PT-SP) e Maria do Rosário (PT-RS) e pede ainda a responsabilização dos ex-presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) durante o período de janeiro de 2019 a dezembro de 2022.

“Os crimes perpetrados pelo ex-presidente da República e seus auxiliares diretos, mormente os envolvidos com as questões afetas à proteção dos direitos humanos e à proteção das comunidades indígenas estão fartamente documentados, tanto por instituições públicas nacionais, como por diversos atores privados (nacionais e internacionais), de modo que é despiciendo qualquer aprofundamento acerca da temática através da presente iniciativa”, diz o pedido de representação.

Os deputados declaram que os povos indígenas yanomami foram “vítimas de ações e omissões criminosas, numa política de Estado orquestrada e conduzida para levar à dizimação daquela comunidade em especial e de outros povos indígenas na região”. Conforme apontam, o objetivo do governo Bolsonaro era abrir caminho para a exploração de garimpeiros, madeireiros e outras ocupações econômicas prejudiciais às terras. “Os responsáveis por esse genocídio não podem ficar impunes”, pontuam.

Além de investigação criminal, os autores do pedido solicitam que sejam realizadas tratativas do Ministério Público na região amazônica para instauração de procedimentos de investigações criminais ou reforçadas as investigações já existentes, “com o objetivo de identificar, acabar e responsabilizar os particulares responsáveis por garimpos ilegais na região, num esforço com as autoridades agora constituídas e efetivamente comprometidas com as populações indígenas”. Os parlamentares pedem, inclusive, responsabilização financeira.

O pedido ocorreu após o presidente Luiz Inácio da Silva ter feito neste sábado, 21, uma viagem a Roraima para oferecer o suporte do governo federal a crianças Yanomami em situação de desnutrição. O chefe do Executivo disse ter visto um “genocídio” cometido pelo governo de Bolsonaro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cobra sobe na balança e descobre peso em campo grande 1

Gordinha? Cobra sobe na balança para exames e tem estado de saúde verificado em Campo Grande

Rapaz é baleado em Sidrolândia e identifica autor do crime antes de desmaiar

br-163

BR-163 tem dez trechos interditados neste fim de semana; confira

Morador de Rio Brilhante morre em hospital de Dourados após sofrer queda de bicicleta

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

cpi santa casa rafael tavares

Tavares vai tentar derrubar veto do PL sobre atletas trans em competições femininas

Últimas Notícias

Brasil

Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão

Transporte de passageiros concentra 58% dessas pessoas

Cotidiano

Inmet: chuva de 100 mm e granizo podem causar estragos em cidades de MS

Todos os municípios podem registrar tempestades entre esta sexta-feira e sábado

Polícia

Esteticista é presa após agredir esposo com tijoladas, empurrar bombeiro e desacatar policiais

Fato aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17) no Jardim Manaira

Famosos

Ao vivo, Angélica surpreende Lula com pedido sobre STF: ‘Vai perder a chance?’

No GNT, Angélica aproveitou o espaço para fazer um pedido especial ao presidente Lula a respeito do Supremo Tribunal Federal