Pular para o conteúdo
Brasil

Silvio Almeida se recusa a receber de Girão e Damares réplicas de feto em sessão no Senado

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi aplaudido de pé durante uma sessão no Senado Federal na manhã desta quinta-feira, 27, quando se recusou a receber dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF) a suposta réplica de um feto. “Não quero receber isso, por um motivo muito simples. Eu … Continued
Agência Estado -
(Foto: Agência Senado)

O ministro dos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi aplaudido de pé durante uma sessão no Senado Federal na manhã desta quinta-feira, 27, quando se recusou a receber dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF) a suposta réplica de um .

“Não quero receber isso, por um motivo muito simples. Eu vou ser pai agora e sei muito bem o que significa isso. Isso, pra mim, é uma performance que eu repudio profundamente”, disse o ministro, enquanto Girão se aproximava com o boneco em mãos. “Isso, com todo o respeito, é uma exploração inaceitável de um problema muito sério no País.”

“Em nome da minha filha que vai nascer, eu me recuso a receber isso”, completou Almeida, batendo na mesa. Nesse momento, as pessoas presentes na sessão levantaram para aplaudir o ministro, que completou dirigindo-se a Girão: “Senador, com todo o respeito, respeitando o seu cargo, eu não vou aceitar esse tipo de coisa. Eu sou um homem sério, e acredito que o senhor também seja. Esse tipo de performance aqui não é o que condiz com a minha maneira de ver a política.”

O embate entre Almeida e Girão ocorreu durante a sessão em que o ministro apresentava à Comissão de Direitos Humanos do Senado as prioridades da pasta para os próximos anos. “Já que a gente entrou na questão da dignidade humana, vou materializar a entrega dessa ‘criança’ com 11 semanas de gestão”, disse o senador, antes de se levantar da cadeira.

Momentos antes, a senadora Damares Alves disse que havia levado um “presentinho” para o ministro: “A gente vai entregar para o senhor, com muito carinho, porque às vezes as pessoas não entendem o que a gente está fazendo. Não estamos querendo apenas que a criança viva tenha direitos garantidos, mas também a criança por nascer. Eu vou deixar com o senhor um bebezinho de 12 semanas, se o senhor puder levar com carinho, ministro, e a gente entender que é isso que a gente queria fazer”.

Após a fala de Almeida, Girão pediu desculpas ao ministro pelo episódio: “Isso não é brincadeira, isso é seriedade. Eu só quero fazer um contraponto muito respeitoso ao ministro, dizendo que não foi brincadeira, isso é algo seríssimo. Eu deixei na mesa desta comissão, entreguei a ministros do Supremo, entreguei a alguns outros ministros que receberam e eu respeito que o senhor não quis receber”.

Nas redes sociais, a primeira-dama Janja da Silva apoiou a fala do ministro durante a sessão e escreveu: “Você é gigante, eles são um nada, a mais fiel representação da mediocridade. Sinta meu abraço fraterno”.

O ministro Flávio Dino, da Justiça e da Segurança Pública, também comentou a sessão em suas redes, criticando a forma como o aborto foi tratado pelo senador Girão: “A direita brasileira não consegue, no atual momento, produzir líderes sérios, que façam o debate político com conteúdo e decoro? Por que tanta baixaria, mentiras, agressões, performances de mau gosto?”, questionou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Vai ao ar neste sábado (18), às 21h

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista