Pular para o conteúdo
Brasil

Tribunal Superior Eleitoral exclui Forças Armadas do grupo de fiscalização das eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira (26), excluir as Forças Armadas do grupo de entidades fiscalizadoras das próximas eleições. Os militares também deixarão de participar da comissão de transparência do pleito. Em 2021, a participação dos militares foi inserida em uma resolução aprovada durante a gestão do então presidente do tribunal, Edson Fachin. … Continued
Agência Brasil -
tse
Urna eletrônica (Imagem Ilustrativa)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira (26), excluir as do grupo de entidades fiscalizadoras das próximas eleições. Os militares também deixarão de participar da comissão de transparência do pleito. Em 2021, a participação dos militares foi inserida em uma resolução aprovada durante a gestão do então presidente do tribunal, Edson Fachin.

A proposta de alteração foi feita pelo atual presidente, Alexandre de Moraes. Segundo o ministro, a participação das Forças Armadas na fiscalização das eleições de 2022 se mostrou “incompatível” com as atribuições legais dos militares.

“Essa ampliação das Forças Armadas no rol de entidades fiscalizadoras não se mostrou compatível com suas funções constitucionais nem razoável e eficiente”, afirmou.

De acordo com Moraes, as Forças Armadas vão continuar auxiliando a no transporte de urnas eletrônicas e na segurança dos eleitores e locais de votação.

Na mesma decisão, o TSE também retirou o Supremo Tribunal Federal (STF) das entidades fiscalizadoras. Para o tribunal, três ministros do Supremo também fazem parte do TSE e, além disso, a Corte é alvo de recursos contra as decisões da Justiça Eleitoral.

Durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, que foi candidato à reeleição, as relações entre o TSE e as Forças Armadas foram marcadas por diversos atritos. Em um dos episódios, em um relatório encaminhado ao tribunal eleitoral, o Ministério da Defesa afirmou que os militares não excluíram a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça nega abuso e libera Ifood cobrar taxa de consumidores em Mato Grosso do Sul

Moradora de Campo Grande abre vaquinha para concluir tratamento de saúde

VÍDEO: Imagens mostram momento de acidente que deixou 3 feridos, entre eles uma criança

Curte poesia? UBE/MS abre programação da 37ª Noite da Poesia com bate-papo literário

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

finados

Finados: preço de velas e flores varia até 36% em Três Lagoas, aponta Procon

Últimas Notícias

Política

Comissão de Reforma Agrária aprova novas regras para registros de terras na fronteira

Senadora Tereza Cristina apoiou texto aprovado na Comissão, após relatar projeto na CRE

Mundo

Trump se contradiz sobre realização de reunião com Xi Jinping e aumenta incerteza de encontro

Republicano afirmou que tarifas adicionais a China são questões que envolvem segurança nacional

Famosos

Chocante? Gaby Spanic revela quem quer que vença A Fazenda 17 e quem não quer que ganhe de jeito nenhum

"Muito mal agradecida", disse Gaby Spanic sobre quem não quer que vença o reality

Cotidiano

Em alusão ao mês da Consciência Negra, Casa de Cultura terá oficina gratuita de capoeira

Inscrições já estão abertas e projeto terá duração de outubro a dezembro deste ano