Pular para o conteúdo
Brasil

Governo Lula avalia volta do horário de verão para poupar energia

Ministro Alexandre Silveira diz não haver decisão, mas retorno do mecanismo é uma possibilidade; ele descarta risco de racionamento ou falta de energia
Da Redação -
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (Valter Campanato, Agência Brasil)

O ministro de Minas e , Alexandre Silveira, afirmou que não haverá falta de ou racionamento devido à grave seca que atinge o país. Por outro lado, informou que a volta do é uma possibilidade que não está descartada caso a situação se agrave.

Conforme informações do Poder360, Silveira disse que o país enfrenta a pior estiagem dos últimos 94 anos e, por isso, nenhuma possibilidade pode ser descartada. Apesar da alternativa ser avaliada, ainda não há uma definição sobre a volta do horário de verão. O mecanismo está suspenso desde 2019 por decisão do governo Jair Bolsonaro (PL).

“Não tem nada certo, mas é uma possibilidade [a volta do horário de verão]. Apesar de ser controverso do ponto de vista da opinião pública, há uma pequena maioria que gosta e, mais do que isso, a economia agradece. A microeconomia, turismo, bares e restaurantes agradecem. Não é uma possibilidade descartada, mas não tem uma decisão ainda”, disse.

Silveira afirmou que quando há risco de faltar energia, o horário de verão é 100% necessário, mas que o cenário atual não é esse. Por isso, o acionamento do mecanismo “depende de uma conjugação de fatores”. No entanto, ponderou que isso poderia ajudar a aliviar o sistema, diluindo o pico de consumo no início da noite, quando a fonte solar deixa de gerar.

“O horário de verão tem o resultado de resolver o problema de despacho de térmica na ponta (pico). Quando perdemos as energias intermitentes, em especial a solar no fim da tarde, é coincidente com a chegada das pessoas em casa, ligando o ar-condicionado, indo para o banho. Há um pico de demanda e consequentemente uma diminuição de oferta”, diz o ministro.

Ele continua: “Ao utilizar o horário de verão, dilui essa demanda e a necessidade do despacho de térmicas. Quando são liberadas do trabalho, as pessoas aproveitam mais o comércio, a praia e outras atividades com a luz do dia. Há um ganho no custo energético. E há também uma ampliação na segurança energética porque reserva mais capacidade térmica para utilizar em outros eventos”.

Alexandre Silveira afirmou que em vez de racionamento, o que está sendo feito é a racionalização de fontes e da estrutura do sistema elétrico. O objetivo é evitar que a conta de luz suba demais por medidas como acionamento de térmicas além do necessário.

“Queremos racionalizar ao máximo a estrutura do sistema elétrico e nossas fontes. Não tenho a menor dúvida da nossa garantia de segurança energética. Qual o meu desafio? Não deixar que a oscilação natural do sistema aumente tarifa desnecessariamente”, disse.

Entenda o horário de verão

O horário de verão tinha o objetivo de frear o consumo de energia, sobretudo no período noturno, o de maior demanda, e proteger o sistema elétrico. Isso é feito ao adiantar em 1h o relógio, fazendo com as pessoas aproveitem mais a claridade do dia.

O horário especial foi criado pela 1ª vez, em 1931, no governo de Getúlio Vargas, ou de quando voltou perenemente em 1985, na gestão José Sarney, após ficar anos sem ser adotado. Está suspenso desde 2019, por decisão do ex-presidente Bolsonaro.

O mecanismo é cercado de controvérsias, tanto na opinião popular como na de especialistas sobre sua eficácia em auxiliar o sistema elétrico. Analistas do setor elétrico afirmam que o horário especial não mais tem razão de existir atualmente por não trazer mais proteção ao sistema, motivo pelo qual foi criado, nem mesmo redução no consumo de energia.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Obra do Novo PAC, nova Emei em Campo Grande será no Riviera Park

árvore

Moradores enfrentam medo diário de queda de figueira condenada por incêndios na Vila Ipiranga

camara

Câmara realiza audiência pública para debater valorização dos servidores da educação

Reprovou na prova prática? Detran libera consulta das faltas por aplicativo em MS

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Tá certo? Mateus Solano dá tapa e derruba celular de fã no teatro: ‘Agredida’

Últimas Notícias

Política

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Natural de Corumbá, o petista participou ativamente da consolidação do partido no Estado

Transparência

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Obras, que não tem data para começar, devem levar um ano, ao custo de R$ 11,9 milhões

Brasil

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Família da jovem alega divulgação indevida da gravação

Cotidiano

Campo Grande abre seleção para entidades parceiras em programas de habitação social

O edital de chamamento é destinado a OSCIPs interessadas em executar ações do Programa Sonho Seguro