Pular para o conteúdo
Brasil

Anvisa interdita venda de pasta de dente da Colgate

Ao menos oito notificações foram registradas pela Anvisa
Evelyn Mendes -
Reprodução / Colgate

Após relatos de “eventos adversos” com o uso da pasta de dente da marca Colgate, modelo Colgate Clean Mint, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou que as vendas do produto fossem interditadas.

A interdição do item tem prazo previsto em lei de 90 dias, segundo a própria . Como ela ocorre de forma cautelar, há espaço para que a Colgate recorra da decisão.

Entre 1° de janeiro e 19 de março deste ano, foram registrados 13 casos de “eventos adversos” envolvendo a pasta. Entre os sintomas estão inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengica irritada e vermelhidão.

Em julho de 2024 a Colgate Total 12 mudou a fórmula, a versão anterior utilizava fluoreto de sódio, enquanto a atual usa fluoreto de estanho. Após a repercussão, a empresa afirmou que a mudança na fórmula é segura. A Colgate disse que o fluoreto de estanho é seguro e amplamente utilizado em cremes dentais ao redor do mundo.

A empresa disse também que “a nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil”. Segundo a Colgate, os produtos e ingredientes “passam por testes rigorosos e são aprovados por agências reguladoras em todo o mundo”.

A empresa percebeu, porém, que “uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados – como fluoreto de estanho ingredientes, corantes ou sabores”. Nessas situações, ela recomenda que os consumidores parem de usar o produto. Com a interrupção, “qualquer ocorrência relacionada a ele cessará”, diz a Colgate.

(Informações UOL)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bêbado, homem agride ex-mulher e acaba preso em Bataguassu

Guarda Civil Metropolitana desocupa área invadida na Avenida José Barbosa Rodrigues

Inteligência Artificial: programa oferece 15 mil bolsas gratuitas para profissionais da educação

Vacinação Covid-19

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

‘Nunca teve carteira assinada’: vereadores aprovam moção de repúdio a Eduardo Bolsonaro

Últimas Notícias

Transparência

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

Ministro quer agilizar julgamento de denúncia contra os dois conselheiros da Corte

Mundo

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Embarcação afundou parcialmente em manobra de rotina

Trânsito

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Um dos veículos saiu da pista com a batida

Cotidiano

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

A vacinação será gratuita para todos os animais a partir de 3 meses