Pular para o conteúdo
Brasil

Ao lado de Lula, Nísia anuncia 60 milhões de doses anuais da vacina contra dengue

Brasil é o primeiro país a oferecer imunizante contra a dengue na rede pública de saúde
Agência Estado -
Presidente Lula e ministra Nísia Trindade (Foto: Agência Brasil)

O anunciou nesta terça-feira, 25, que mais de 60 milhões de unidades da primeira 100% nacional e de dose única contra a dengue serão ofertadas anualmente a partir de 2026.

O anúncio ocorreu em meio a rumores sobre a saída de Nísia Trindade da pasta. No evento, a ministra fez um discurso emocionado sobre vacinas e foi ovacionada pelo público. Ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente na cerimônia, não mencionaram mudanças no ministério.

A produção da vacina será viabilizada por uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, com investimento previsto de R$ 1,26 bilhão.

O Butantan submeteu o pedido de registro da vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária () em dezembro de 2024 e aguarda o parecer do órgão. Se aprovada, a Butantan-DV será a primeira do mundo em dose única e poderá ser aplicada em pessoas de 2 a 59 anos.

Nos ensaios clínicos, o imunizante demonstrou 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática e uma proteção de 89% contra dengue grave ou com sinais de alarme.

Com a produção do imunizante, o objetivo do governo é ampliar a proteção contra a doença. O Brasil foi o primeiro País do mundo a oferecer um imunizante contra a dengue na rede pública, a vacina Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda. Mas, devido ao número limitado de doses, só crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de 521 municípios selecionados foram inicialmente incluídos no programa de vacinação.

Imunizações contra o VSR

O ministério também informou que pretende produzir no Brasil a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) por meio do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Para isso, uma parceria entre o Butantan e a Pfizer permitirá a fabricação de até 8 milhões de doses anuais. A ação começou em 2023 e segue até 2027.

Segundo o ministério, estima-se que o projeto vai evitar cerca de 28 mil internações anuais relacionadas a complicações do VSR. O primeiro fornecimento da vacina para o SUS está previsto para o segundo semestre de 2025. A estratégia adotada pela pasta inclui a negociação de preços com os produtores, incorporação de anticorpos contra o vírus para bebês prematuros e oferta da vacina para gestantes.

Insulina

O governo anunciou ainda a fabricação nacional da insulina Glargina como parte do PDP do ministério. O projeto envolve a produção nacional do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) pela Fiocruz e a ampliação da fabricação do produto final pela Biomm, empresa que recebeu o registro para a produção de insulina Glargina.

A parceria pode possibilitar a produção de 70 milhões de unidades anuais até o final do projeto. O produto está previsto para chegar ao SUS no segundo semestre de 2025.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Último dia: processo seletivo oferta vagas para coveiro e pedreiro em Campo Grande

Explosão em rede elétrica acorda vizinhança em Dourados e deixa casas e clínicas sem energia

Bandidos rendem Gracyanne Barbosa e roubam carro de R$ 800 mil: ‘Arma na cabeça’

Uruguai aprova lei de eutanásia por ampla maioria no Senado

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Câmara vota veto que proíbe reduzir linhas de ônibus nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Brasil

Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

Ministro do STF foi submetido a vários exames médicos para verificar suspeita de virose

Política

MS propõe parcelamento e desconto de dívidas de ICMS e outros débitos até 60 vezes

Projeto de Lei permite adesão até dezembro de 2025 e oferece descontos de até 80% em multas e 40% em juros para quem quitar dívidas com o Estado

Política

Petição que pede intervenção do Consórcio Guaicurus vai ao Terminal Bandeirantes nesta quinta

Uma equipe estará no local realizando a coleta de assinaturas contra a empresa responsável pelo transporte público da Capital

Brasil

Câmara aprova PL que endurece pena para crimes de exploração sexual contra menores

Projeto faz parte do pacote de propostas legislativas pautado por Motta em celebração ao dia das crianças