Pular para o conteúdo
Brasil

Após ‘comemorar’ morte do influenciador e conservador Charlie Kirk, Eduardo Bueno tem evento cancelado

PUCRS suspendeu a participação dele após vídeo polêmico com vários ataques a Charlie
Ari Theodoro -
Foto: Reprodução

A morte de Charlie Kirk, nos Estados Unidos, continua com repercussão internacional e no Brasil também. As declarações do historiador Eduardo Bueno, conhecido como “Peninha”, sobre o do influenciador conservador Charlie Kirk, repercutiram no cenário político brasileiro e resultaram no cancelamento de um evento acadêmico em .

A PUCRS (Pontifícia Católica do ) suspendeu a participação de Bueno em um encontro que estava previsto para este domingo (14/9), por causa da repercussão do vídeo publicado pelo escritor nas redes sociais. Ele ironizou  a morte de Kirk, ao ser baleado no campus universitário de Utah, nos Estados Unidos, no último dia 10.

“É sempre terrível, né, um ativista ser morto por suas ideias. Exceto, exceto quando é o Charlie Kirk, mataram o Charlie Kirk, ai, coitado, tomou um tiro, não sei se na cara, o Charlie Kirk, ai, é liberdade de expressão. O Charlie Kirk sabe quem é? Foi morto. Tem duas filhas pequenas, que bom pras filhas dele, né… que vão crescer sem a presença de um sujeito repugnante, canalha, racista, homofóbico, ligado ao pedófilo Donald Trump”. As palavras de Bueno eram de uma gravação que havia sido deletada por ele, mas continua circulando em perfis críticos ao historiador. 

O caso culminou numa série de críticas e reação de parlamentares da oposição. Entre eles, o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), presidente da Comissão de da Câmara, encaminhou representação ao secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron. Ele cobra investigação e eventual responsabilização de Bueno por incitação à violência e por ofensas que, segundo ele, atingem a ordem pública e a integridade do Estado de Direito.

Em entrevista ao Correio, Bilynskyj disse ainda que as falas de Bueno “beiram a insanidade” e contribuem para processo de desumanização do campo político adversário. “A origem da violência é justamente quando se desumaniza o outro. Quando fala que Bolsonaro é genocida ou pedófilo, cria-se na mente de muitos que ele não precisa ser preservado como vida. O mesmo ocorre no caso de Charlie Kirk, que foi retratado como alguém que não merecia existir. Esse é o perigo”, afirmou.

Na representação enviada à Secretaria de Segurança, Bilynskyj solicita a apuração do caso, a responsabilização do escritor e o encaminhamento do inquérito ao Ministério Público.

Com informações do Corrreio Brasiliense.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia