Pular para o conteúdo
Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas
Vinicios Araujo -
Alexandre de Moraes chegando ao estádio. Foto: Reprodução/X

No mesmo dia em que foi incluído na lista de sanções dos Estados Unidos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de apareceu em público na Neo Química Arena, em , para assistir ao clássico entre Corinthians e .

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas e, em determinado momento, fez um gesto obsceno, com o dedo médio levantado, flagrado por câmeras no estádio.

A aparição de Moraes ocorre horas após o governo norte-americano aplicar a Lei Magnitsky Global, norma que impõe restrições severas a indivíduos acusados de corrupção ou violações de direitos humanos. A medida atinge, pela primeira vez, uma autoridade brasileira.

Com a sanção, o ministro está:

  • proibido de entrar nos EUA, com o visto automaticamente cancelado;
  • sujeito ao congelamento de ativos e restrição de qualquer bem financeiro vinculado ao sistema americano;
  • impedido de usar plataformas digitais e serviços bancários operados sob jurisdição dos Estados Unidos;
  • vetado de receber fundos, bens ou serviços de qualquer pessoa ou empresa americana.

A única exceção prevista são consultorias jurídicas estritamente para esclarecer as sanções — sem envolvimento financeiro.

A decisão está baseada na Ordem Executiva 13818, assinada por Donald Trump em 2017, que ampliou o escopo da Lei Magnitsky para uso global. Atualmente, a aplicação da norma está sob comando de Scott Bessent, secretário do Tesouro, e Marco Rubio, secretário de Estado.

Repercussões

A decisão dos Estados Unidos de sancionar Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky provocou reação imediata do Supremo Tribunal Federal. Em nota institucional publicada nesta quarta-feira (30), a Corte expressou solidariedade ao ministro e reafirmou que todas as decisões tomadas por ele foram confirmadas pelo colegiado competente. O STF destacou ainda que o julgamento dos crimes relacionados à tentativa de de Estado em 2022 é de competência exclusiva da Justiça brasileira.

A nota reforça a coesão interna do tribunal e afirma que as ações de Moraes respeitaram o devido processo legal. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, evitou ampliar o conflito, afirmando que o objetivo é defender a atuação institucional do STF sem escalar tensões diplomáticas.

Nos bastidores, a avaliação é de que as sanções acabaram fortalecendo a posição de Moraes internamente, gerando um movimento de autodefesa dentro do tribunal. Segundo interlocutores, o ministro afirmou não possuir contas nem bens nos Estados Unidos.

No Planalto, a medida foi vista como interferência inaceitável. Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou as sanções como um ataque à soberania nacional e saiu em defesa de Moraes, afirmando que “justiça não se negocia”.

“O governo brasileiro se solidariza com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, alvo de sanções motivadas pela ação de políticos brasileiros que traem nossa pátria e nosso povo em defesa dos próprios interesses”, afirmou o presidente em nota.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued