Pular para o conteúdo
Brasil

Atividades do Poder Judiciário retornam na próxima semana com fim do recesso forense

Prazos processuais, realização de audiências e sessões de julgamentos estavam suspensos durante recesso
Gustavo Henn -
Sede do Supremo Tribunal Federal (Fábio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil)

Iniciado no dia 20 de dezembro de 2024, o recesso forense termina na próxima segunda-feira (6), com o fim do intervalo para as celebrações de final de ano. Durante o período, os órgãos da Justiça funcionam em regime de plantão, com atendimento apenas para casos urgentes. As atividades serão retomadas na próxima terça (7), porém, há exceções.

Conforme estabelecido pelo Código de Processo Civil, os prazos processuais e a realização de audiências e sessões de julgamentos permanecem suspensos até o dia 20 de janeiro.

O recesso, contudo, é estabelecido com diferentes prazos para diferentes tribunais e processos penais. Ele foi estabelecido pela Lei 5.010/1966, que determinou feriado entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro para a Justiça Federal e Tribunais Superiores.

Para os Tribunais de Justiça dos Estados, é a Resolução 244 do CNJ que garante a folga do mesmo período.

Já para o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a suspensão dos prazos processuais continua até o dia 31 de janeiro. Apenas casos urgentes podem ser apresentados nesse período, por meio eletrônico.

Na última quarta (1), o ministro Edson Fachin, atual vice-presidente da Corte, assumiu o plantão da presidência do STF. Ele substituiu o presidente, ministro Luís Roberto Barroso, que ficou no plantão entre os dias 20 e 31 de dezembro, e retorna a partir de 20 de janeiro.

Outros seis ministros seguem trabalhando, são eles: , André Mendonça, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Flávio Dino. Eles continuam ativos em decisões liminares, cautelares e tutelas de urgência nos processos em que sejam os relatores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Carla Zambelli

Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

Professor esquece celular em carro de aplicativo e busca ajuda para recuperá-lo: ‘é ferramenta de trabalho’

Idosa sofre prejuízo de R$ 37 mil após golpista se passar por funcionária de banco

Rússia faz testes com armas nucleares após Trump deixar em suspenso reunião com Putin

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

luiza ribeiro cpi

Luiza denuncia condições desumanas de trabalho do Consórcio Guaicurus ao MPT-MS

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo goleia e elimina Operário Caarapoense na estreia da Copa do Brasil Sub 20

Time paulista aplicou 8 a 0 nos representantes de Mato Grosso do Sul, em partida realizada no Centro de Treinamento de Cotia

Transparência

Águas Turvas: fiscal que pedia ‘benção’ a empreiteiro tem liberdade negada

Servidor pedia autorização a empresário sobre planilhas de licitações que ainda seriam publicadas

Mundo

Chanceler da Argentina pede demissão dias antes de eleição legislativa

Javier Milei passa por momento delicado em sua gestão nas últimas semanas

Transparência

MP recorre para condenar prefeito de Porto Murtinho por contratação de apadrinhados

Denúncia diz que prefeito Nelson Cintra colocou comissionados em vez de concursados