Pular para o conteúdo
Brasil

Brasil tem 3 em cada 4 médicos brancos e menos de 3% pretos, aponta IBGE

Segundo o Censo, a divisão de gênero é equilibrada, mas a distribuição geográfica é desigual
Agência Estado -
universidade medicina médico
(Foto: Ilustrativa, Divulgação)

Em 2022, o Brasil tinha 553.538 pessoas graduadas na área de Medicina, segundo o Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (). Desse montante, cerca de 3 em cada 4 eram brancos e 22% de negros (pretos e pardos).

  • 75,5% dos graduados em Medicina eram brancos;
  • 2,8% pretos;
  • 19% pardos;
  • 2,4% amarelos;
  • 0,1% indígenas.

Medicina é o curso com a maior proporção de brancos do País, mas outros cursos como Odontologia e Economia têm números semelhantes – 75,4% e 75,2% de graduados brancos, respectivamente.

Já a divisão entre homens e mulheres na Medicina é proporcional – praticamente metade para cada gênero.

A distribuição geográfica, porém, também é desigual, mostrou o Censo de 2022. Enquanto no Distrito Federal está a maior concentração de médicos por habitantes – uma pessoa graduada em Medicina para cada 186,9 moradores -, no Maranhão está a menor concentração – um médico para cada 921,7 moradores.

A distribuição da população com nível superior completo por cor ou raça difere bastante entre as diferentes áreas detalhadas dos cursos de graduação concluídos. Enquanto a grande maioria dos graduados em medicina são brancos, entre as pessoas graduadas em Serviço social, a proporção de pessoas brancas era de menos da metade (47,2%).

Mais brancos nas faculdades

A quantidade de pessoas com ensino superior completo (em todas as áreas) triplicou nas duas últimas décadas. Mas, ao considerar a divisão étnico-racial, há discrepâncias entre brancos e negros (pretos e pardos).

Enquanto 16 milhões de pessoas com ensino superior completo são brancas, 7,5 milhões são pardas e 1,8 são pretas. Amarelas são 300,4 mil e indígenas, 54 mil.

Já no recorte por gênero, os números mostram que já há mais mulheres com superior completo do que homens: 15,3 milhões de mulheres graduadas e 10,4 milhões de homens.

Mas, há variações muito expressivas, entre as áreas de graduação escolhidas por homens e mulheres, negros e brancos. As mulheres têm participação expressiva nos cursos de graduação de , Enfermagem e Formação de sem áreas específicas. No polo oposto, apenas 7,4% das pessoas com curso de graduação concluído em Engenharia Mecânica e Metalurgia eram mulheres.

No recorte por raça, apenas nos cursos de Religião e Teologia e Serviço Social há mais formados negros (pretos e pardos somados) do que brancos.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Campo Grande abre seleção para entidades parceiras em programas de habitação social

Últimas Notícias

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de recesso no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação

Cotidiano

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Conforme a pesquisa, MS teve uma expansão de 14,7% quando comparado com agosto de 2024