Pular para o conteúdo
Brasil

Ciclone extratropical deixa mais de 340 mil endereços sem luz no RS

Rajadas de vento ultrapassaram 100km/h
Agência Estado -
Diversos postes foram derrubados pela força do vento em municípios do RS - Foto: Reprodução/ Rejane Velho Ferreira

A passagem de um ciclone extratropical pelo nesta segunda-feira, 28, afetou o fornecimento de e 346 mil clientes estão sem luz na área de concessão da CEEE Equatorial.

As cidades mais impactadas são , Capão da Canoa, Viamão e Osório que concentram a maior parte das interrupções. Em algumas regiões foram registrados ventos de mais de 102 km/h.

A CEEE Equatorial informou que equipes estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia elétrica nas áreas mais afetadas, atuando em “regime de alerta máximo”. “A distribuidora reforça que os trabalhos seguem de forma ininterrupta, com foco nas regiões com maior número de ocorrências”, diz, em nota.

Segundo a MetSul Meteorologia, a previsão indica que as rajadas de vento devem persistir, embora menos intensas e gradualmente menos frequentes, podendo dificultar o trabalho das equipes em campo que atuam nos reparos na rede.

Conforme a , as rajadas mais fortes foram sentidas nos municípios de Canguçu, (101,9 km/h), Mostardas (78,9 km/h), Pinheiro Machado (78,1 km/h), Encruzilhada do Sul (76,3 km/h), Vacaria e Capão do Leão (76,0 km/h).

Outras 12 cidades tiveram ventos acima dos 60 km/h, sendo a capital, uma delas. De acordo com os registros da Defesa Civil, a velocidade dos ventos registrada em Porto Alegre foi de 64,8 km/h).

Os maiores acumulados de chuvas foram registrados nas cidade de Canguçu (87,8 mm), Pelotas (71,6 mm), Condor (71,2 mm), Pedro Osório (70 mm) e Rio Grande (69,9 mm). Os dados correspondem à última atualização da Defesa Civil, feita ao meio-dia desta segunda.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou no final de semana sobre a atuação de um ciclone extratropical sobre o oceano, o que favoreceria a ocorrência de chuva moderada sobre a metade leste do Estado nesta segunda. Os municípios que ficam no litoral são os mais atingidos.

“Os ventos serão fortes, com rajadas entre 80 e 100 km/h nas regiões Sul, Campanha, Costa Doce, RMPOA (Região Metropolitana de Porto Alegre), Nordeste. Já no Litoral Médio e Norte as rajadas serão mais intensas, podendo superar os 100 km/h”, disse a Defesa Civil.

“Nas demais regiões, ficam entre 50 e 80 km/h. Há condição de ressaca e agitação marítima na costa gaúcha”, acrescentou o órgão.

Previsão para os próximos dias

Na capital Porto Alegre, na terça-feira, 29, o tempo firme predomina, com sol entre nuvens ao longo do dia. A manhã será gelada, com mínima prevista de 7°C, e à tarde deve alcançar os 15°C. Os ventos sopram de Oeste a Sudoeste, com rajadas que podem passar dos 40 quilômetros por hora. Não há previsão de chuva.

A quarta-feira, 30, começa com nevoeiro, mas logo o sol deve predominar. Os ventos sopram de Leste com intensidade fraca, de 5 quilômetros por hora. A temperatura varia entre 7°C e 17°C, e não há condição para chuva.

Na quinta-feira, 31, o tempo segue estável, com predomínio de sol durante todo o dia. As temperaturas devem oscilar entre 8°C e 22°C, e os ventos sopram de Leste com intensidade média de 6 quilômetros por hora.

Encerrando a semana, a sexta-feira, 1º será ensolarada, com temperatura mínima de 11°C e prevista de 23°C. Os ventos seguem de Leste com intensidade moderada. Não há previsão de chuva para nenhuma região da cidade.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Últimas Notícias

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação