Pular para o conteúdo
Brasil

Deputada Fernanda Melchionna propõe que Lei Magnitsky não tenha efeito no Brasil

O 'PL da Soberania Financeira', segundo a deputada, é para 'reafirmar a Constituição da República'
Agência Estado -
Deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS). (Reprodução)

A deputada federal Fernanda Melchionna (-RS) apresentou um projeto de lei para tornar sem efeitos no Brasil a Lei Magnitsky, aplicada ao ministro , do STF (Supremo Tribunal Federal), pelo governo de Donald Trump.

A proposta proíbe que as instituições financeiras e demais entidades supervisionadas pelo Banco Central do Brasil apliquem, no território nacional, “sanções de natureza administrativa ou financeira decorrentes de normas, ou atos estrangeiros sem previsão em lei brasileira, ou ato normativo de autoridade competente nacional, e estabelece penalidades”.

Na justificativa do projeto, a deputada alega que a “motivação imediata” da proposta decorre da aplicação da Lei Magnitsky, “contra autoridades brasileiras, inclusive membros do Supremo Tribunal Federal”.

“A repercussão do caso evidenciou a gravidade de se permitir que sanções políticas estrangeiras sejam automaticamente replicadas por instituições privadas no Brasil, à revelia da soberania nacional”, diz o texto.

A parlamentar argumenta ainda que a proposição busca “afirmar um princípio elementar do Estado de Direito: nenhuma instituição, pública ou privada, pode exercer poder sancionatório com base em legislações estrangeiras”.

“Em outras palavras, este projeto visa reafirmar que, no Brasil, vigora a Constituição da República e que a soberania nacional não está sujeita a decisões unilaterais de potências estrangeiras ou à lógica de dependência imposta por pressões econômicas e geopolíticas”, finaliza.

Em uma publicação nas redes sociais, Fernando Melchionna diz que o “PL da Soberania Financeira”, como chama o projeto de lei apresentado por ela, “reafirma um princípio básico: no Brasil, vigora a Constituição da República”.

“Nas últimas semanas temos visto sucessivos ataques imperialistas dos Estados Unidos contra a soberania brasileira, como a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Por isso protocolamos um projeto que de lei que proíbe instituições financeiras nacionais de aplicarem leis estrangeiras contra cidadãos brasileiros. O PL da Soberania Financeira reafirma um princípio básico: no Brasil, vigora a Constituição da República. A soberania nacional não pode se submeter a imposições unilaterais de potências imperialistas nem à lógica de dependência ditada por pressões econômicas e geopolíticas”, escreveu.

Perfil

Deputada federal em segunda legislatura, Fernanda Melchionna é bibliotecária formada pela Federal do (UFRGS), bancária licenciada pelo Banrisul e foi vereadora de por dez anos. Reeleita em 2022 como a mulher mais votada do Rio Grande do Sul, a parlamentar se descreve como “militante”, “ativista” e “feminista”.

Natural do Alegrete, no Rio Grande do Sul, Fernanda se formou em 2006 e se tem pós-graduação em História do Brasil Contemporâneo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued