Pular para o conteúdo
Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário
Vinicios Araujo -
Presidente Lula (PT). (Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio da Silva divulgou nesta quarta-feira (30) nota oficial criticando as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos contra exportações brasileiras e manifestando solidariedade ao ministro , do STF (Supremo Tribunal Federal), alvo de medidas punitivas norte-americanas.

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário do país e uma afronta à soberania nacional.

O comunicado foi divulgado após reunião de Lula com ministros no Palácio do Planalto e destaca que o Brasil é um país soberano e democrático, defensor dos direitos humanos, da convivência pacífica entre as nações e da independência entre os Poderes.

“É inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira”, afirma a nota.

O texto também menciona que as sanções teriam sido motivadas por articulações de “políticos brasileiros que traem a pátria e o povo em defesa dos próprios interesses”. O presidente enfatizou que “Justiça não se negocia” e reforçou que a independência do Judiciário é um dos pilares da democracia nacional.

Ainda segundo o governo, todas as empresas, inclusive plataformas digitais, devem obedecer às normas brasileiras, especialmente no combate a conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil e discursos contra os direitos humanos e a democracia.

Em tom crítico, o Planalto também rebateu o uso de argumentos políticos como justificativa para as tarifas comerciais anunciadas por Washington. A nota lembra que o Brasil acumula déficit com os Estados Unidos nas trocas de bens e serviços e considera que as novas barreiras comerciais colocam em risco a relação histórica entre os dois países.

“A motivação política das medidas contra o Brasil atenta contra a soberania nacional e a própria relação histórica entre os dois países”, aponta Lula.

O texto termina afirmando que o governo brasileiro está à disposição para negociar aspectos comerciais com os Estados Unidos, mas sem abrir mão dos instrumentos legais de defesa nacional.

Segundo o Planalto, já foi iniciada uma avaliação dos impactos das sanções e a formulação de medidas para proteger empresas, trabalhadores e famílias brasileiras.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued