Pular para o conteúdo
Brasil

INSS começa a devolver descontos indevidos de abril na próxima semana

O valor total a ser devolvido chega a R$ 292 milhões
Evelyn Mendes -
cartao inss
Cartão do INSS. (Foto: Divulgação)

O (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou nesta sexta-feira (23) que começará a devolver na segunda-feira (26) o dinheiro descontado de forma indevida de aposentados e pensionistas por entidades associativas no último mês de abril.

Ao todo, R$ 292 milhões serão devolvidos. No fim de abril, o INSS determinou a suspensão de descontos desse tipo. Mas, como a folha de pagamentos do mês já estava fechada, houve descontos feitos entre os últimos dias 24 e 8. O valor referente a esses dias foi retido, não foi repassado às entidades associativas e agora será devolvido aos beneficiários.

A devolução acontecerá junto do pagamento regular. Aposentados e pensionistas não precisam tomar nenhuma providência para receber o dinheiro entre os próximos dias 26 e 6.

Valor do benefício e final do NB (Número de Benefício) serão critérios para ordem de pagamento. Beneficiários que ganham um e têm NB com final 1 receberão no dia 26. Já os com final 2 receberão no dia 27, e assim sucessivamente, até 6 de junho.

Para aqueles que ganham mais de um salário mínimo, a ordem de pagamento será a seguinte:

  • Final 1 e 6: 2 de junho;
  • Final 2 e 7: 3 de junho;
  • Final 3 e 8: 4 de junho;
  • Final 4 e 9: 5 de junho;
  • Final 5 e 0: 6 de junho.

Beneficiários podem avisar sobre descontos irregulares por app ou telefone. As solicitações de reembolso devem ser encaminhadas pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Não é preciso encaminhar documentos na solicitação.

Caso os descontos irregulares sejam comprovados, o beneficiário receberá o dinheiro de volta. De acordo com o INSS, a devolução acontecerá pelo mesmo meio que ele recebe os pagamentos regulares (conta bancária ou cartão magnético).

A partir do dia 30, aposentados e pensionistas poderão fazer consultas em agências dos . Ao todo, 4.730 agências em todos os estados do país estarão capacitadas para o atendimento, com 20 mil funcionários à disposição.

*Informações UOL.

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

imasul concurso

PGE-MS realiza correição no Imasul e abre canal para receber informações sobre serviços prestados

TJMS abre concurso de promoção a desembargadora por merecimento

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

Últimas Notícias

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued

MidiaMAIS

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Docentes comentam expectativas para Supercopa de Vôlei no Ginásio Guanandizão

Cotidiano

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Decreto leva em conta a estiagem prolongada e alto risco de queimadas

Esportes

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Partidas de vôlei válidas por competições nacionais registram os maiores públicos em eventos esportivos promovidos em Campo Grande