Pular para o conteúdo
Brasil

Integrante do PCC que teria jurado ex-delegado-geral de SP é morto

O suspeito foi identificado como Cleberson Paulo dos Santos
Agência Estado -
Delegado Ruy Barros foi executado em Praia Grande, São Paulo (Divulgação/Polícia Civil de SP)

O Batalhão de Choque da Polícia Militar de matou nesta terça-feira, 23, um homem suspeito de integrar o Bonde dos 14, grupo ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) que já teria jurado de morte o ex-delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, executado na semana passada em Praia Grande, litoral do Estado.

O suspeito foi identificado como Cleberson Paulo dos Santos, conhecido como “Nego Mimo” ou “Nego Limo”. Segundo a PM, ele estava da Justiça e havia fugido do sistema prisional, onde cumpria pena por homicídio.

Conforme o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, Nego Mimo fazia parte do “Bonde dos 14”, grupo formado pelos “14 criminosos mais importantes do PCC” com atuação nas ruas.

Ainda conforme o chefe da pasta, ele teria sido um dos mentores e executores de um plano para matar o então delegado-geral em 2019, quando Ruy Fontes chefiava a Polícia Civil paulista.

Fontes ficou conhecido pela atuação contra a facção. Em 2006, foi o responsável por indiciar a cúpula do PCC, incluindo Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, antes de os líderes serem transferidos para a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau.

“Esse criminoso fazia parte dos 14 mais importantes integrantes do PCC que estavam nas ruas e, em 2019, depois de um relatório da própria Polícia Civil, foi apontado como responsável por planejar e executar um atentado contra o então delegado-geral”, disse Derrite.

Cleberson já havia sido preso por homicídio, organização criminosa, tráfico, de menores, uso de documentos falsos, entre outros crimes. Ele estava detido e se beneficiou de uma saída temporária, não retornando ao presídio, disse o secretário.

Troca de tiros na zona leste

Segundo a PM, ele foi morto após troca de tiros com policiais na Avenida Luíza Rosa Paz Landim, na Vila Curuçá, zona leste de São Paulo. A corporação informou que foi acionada após denúncia de que Cleberson estaria no local.

Durante a abordagem, o suspeito teria reagido, atirado contra os agentes e sido atingido no tórax. Ele chegou a ser levado ao Hospital Santa Marcelina, em Itaim Paulista, mas não resistiu. Com ele foi apreendida uma pistola calibre 9 mm com numeração raspada.

A Secretaria da Segurança Pública informou que o caso é acompanhado pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e que a ocorrência ainda está em andamento.

A Polícia Civil não confirmou se Cleberson tinha relação direta com a morte de Ruy Ferraz Fontes.

O ex-delegado-geral, que era secretário de Administração de Praia Grande, foi assassinado no último dia 15, após sair da Prefeitura. O carro em que estava foi alvejado por tiros de fuzil disparados por homens encapuzados, ainda não identificados Três pessoas já foram presas sob suspeita de ligação com o crime.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia