Pular para o conteúdo
Brasil

Maioria dos brasileiros avalia que Lula não fez tudo para evitar tarifaço, aponta pesquisa

Até quem votou no petista (21%) em 2022 acredita que poderia ter sido empregado maior esforço na contenção das tarifas
Vinicios Araujo -
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mais da metade dos brasileiros (51%) acredita que o presidente Luiz Inácio da Silva não fez tudo o que podia para evitar o tarifaço, segundo pesquisa inédita do Ipsos-Ipec.

Do total, 41% concordam, total ou parcialmente, com a afirmação, e 8% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada presencialmente entre 1º e 5 de agosto, com 2.000 pessoas em 132 cidades das cinco regiões do país.

Segundo os dados divulgados pelo jornal O Globo, neste domingo, 10 de agosto, a reprovação é maior entre homens (55%), pessoas de 35 a 44 anos (56%), entrevistados com ensino médio (59%) e aqueles com renda acima de cinco salários mínimos (64%).

Entre eleitores de Jair Bolsonaro em 2022, apenas 13% “concordam” total ou parcialmente com a afirmação, contra 81% que “discordam” no todo ou em parte.

Já entre os que votaram em Lula no último pleito, o cenário se inverte. Esse grupo, que representa 72%, avalia que ele fez tudo o que podia para evitar o aumento, e 21% discordam.

O presidente também não convenceu a maioria dos eleitores que se abstiveram ou anularam o voto em 2022. Nesse grupo, 64% “discordam” no todo ou em parte da afirmação.

Reunião para socorro aos afetados

O presidente Lula tem agenda marcada para às 17h (de ) com o vice-presidente e e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira.

A expectativa é de que o presidente encaminhe medidas de apoio a setores afetados pelas tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. O tarifaço americano entrou em vigor no dia 6 de agosto.

Alckmin tinha agenda marcada nesta segunda-feira no lançamento do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), em , mas o evento foi adiado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) após o vice-presidente ser convocado para a reunião no Palácio do Planalto por Lula.

Na semana passada, ele disse que a decisão sobre as medidas seria anunciada até a próxima terça-feira, 12.

MS aguarda Lula para agir

Em , o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, afirmou que só deve agir em prol dos empresários prejudicados pelo tarifaço trumpista após reação do Governo Lula. O titular da pasta projeta os maiores impactos à indústria da carne e ao mercado do café.

“Não temos previsão de uma ação para o tarifaço. Vamos ver o que o vai fazer. O maior problema acho mesmo que a carne, o café, pois a celulose resolveu. O que eles precisam é de linha de crédito, mas estamos aguardando ver o governo federal vai fazer”, afirmou ao Jornal Midiamax no início da semana passada.

As tarifas do presidente norte-americano foram confirmadas na semana passada e entraram em vigor a partir do dia 6 de agosto. Elas implicam dezenas de países, contudo o Brasil foi o mais afetado com taxas de 50% nas exportações dos produtos que entram no país.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia