Pular para o conteúdo
Brasil

Moraes defende reabertura de investigação sobre participação de Valdemar na trama golpista

Ministro aponta que há indícios de que presidente do PL tenha envolvimento em dois crimes, um deles, a organização criminosa
Agência Estado -
Ministro Alexandre de Moraes. (Foto: Rosinei Coutinho)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta terça-feira, 21, a reabertura da investigação sobre a participação de Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal, na trama golpista.

Ao votar para condenar os réus do núcleo de desinformação do plano de , Moraes sugeriu o envio dos autos de volta à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República (PGR) para subsidiar o inquérito sobre o presidente do PL.

O ministro usou como base o artigo 18 do Código Penal, que prevê que, em caso de novas provas, a autoridade policial pode reabrir uma investigação arquivada.

Para o ministro, há indícios do envolvimento de Valdemar em dois crimes – organização criminosa e tentativa de abolição do Estado democrático de Direito.

Valdemar foi indiciado pela PF na investigação, mas o procurador-geral da República, Paulo Gonet, não o incluiu na denúncia.

Se a Primeira Turma do STF aprovar a sugestão de Moraes, os ministros podem criar uma saia justa para Gonet, que busca a recondução no comando da PGR. A sabatina no Senado está marcada para novembro.

Um dos réus no núcleo de desinformação é o engenheiro Carlos César Moretzsohn Rocha, ex-presidente do Instituto Voto Legal (IVL), que produziu o relatório usado pelo PL para pedir a anulação de votos do segundo turno das eleições de 2022.

Moraes afirmou que, se o engenheiro for condenado pela Primeira Turma do STF, é preciso enviar cópias da decisão e das provas do processo à Polícia Federal para ajudar nas apurações em relação a Valdemar.

A decisão da PGR de poupar o presidente do PL virou munição nas mãos da defesa de Carlos Rocha. O Melillo Dinis do Nascimento, que representa o engenheiro, questionou diversas vezes ao longo do processo a acusação contra seu cliente, que trabalhou para o Partido Liberal, sem que o comando do partido fosse denunciado.

O PL foi multado em R$ 22,9 milhões por questionar sem provas o resultado das eleições. A multa por litigância de má-fé foi imposta por Alexandre de Moraes e depois referendada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Moraes afirmou nesta terça que o partido “mente constantemente” sobre o caso e omite que sua decisão foi mantida pelos demais ministros do TSE.

‘Lavou informações’

O ministro considerou que há provas suficientes para a condenação do ex-presidente do IVL porque, mesmo sabendo que não havia fraude nas urnas, ele assinou o relatório para o Partido Liberal levantar suspeitas sobre o processo eleitoral.

“Para satisfazer o seu contrato com o Partido Liberal ele aceitou e se submeteu a lavar as falsas informações, fingindo tratarem-se de verdadeiras, sabendo serem falsas porque foi informado detalhadamente”, justificou Moraes.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atenção condutores: rua que dá acesso à entrada do Parque das Nações será interditada

Ministro Luiz Fux pede para deixar Primeira Turma do Supremo

Promotoria pede reclassificação de acidente que matou jovem em Dourados para homicídio doloso

Motorista de caminhão morre atropelado pelo próprio veículo no Pioneiros em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Acesso aos bastidores e ‘esquenta’: confira a programação da Stock Car em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Veículo quebrado e superlotação: mais um ônibus gera transtornos em Campo Grande

Transporte coletivo quebrou nesta terça-feira (21) enquanto fazia a linha 070 e seguia sentido terminal bandeirantes

Mundo

Caminhão-tanque explode na Nigéria e deixa 29 mortos e 42 feridos

Veículo derrapou para fora da rodovia e pessoas foram até o local para buscar a gasolina derrubada

Esportes

Federação anuncia calendário de 2026 com ampliação de vagas em competições nacionais

FFMS apresentou planejamento para o futebol estadual no ano de 2026, com destaque para número de vagas nas competições nacionais e expectativa pela reabertura do Morenão

Emprego e Concurso

Após ‘vai e vem’ de concurso, TCE-MS mantém número de vagas a quatro dias da prova

Candidatos realizam testes no próximo fim de semana