Pular para o conteúdo
Brasil

Policial que atirou e matou jovem algemado vira réu no RS

Vídeo anônimo foi enviado ao MP, que mostra a ação dos policiais
Evelyn Mendes -
Geovane Matias imobilizado e policiais envolvidos no caso. (Reprodução/X)

O policial militar Emerson Brião vai responder por homicídio qualificado pela morte de Geovane Matias Maciel, de 19 anos. O TJRS (Tribunal de Justiça do ) tornou réu o policial, que está preso preventivamente desde 10 de julho. A ordem foi proferida na terça-feira (5).

Geovane Matias foi abordado no município de Bom Jesus, em . O caso aconteceu em 4 de março. Um vídeo entregue de forma anônima ao MP (Ministério Público) mostra o policial atirando no jovem, que já estava algemado. Desse modo, o MP denunciou o militar, concluindo que os disparos foram feitos de forma consciente e com recurso que dificultou a autodefesa da vítima, sendo o crime caracterizado como execução sumária.

O TJRS afirmou haver provas suficientes para tornar réu o policial, visto que existem elementos que apontam a existência do delito de Emerson.

Segundo o MPRS (Ministério Público do ), Geovane foi morto após ser atingido por disparos de arma de fogo, efetuados pelo policial. A vítima estava algemada e com os braços para trás, sem chances de reagir. Os disparos atingiram a cabeça e o tórax de Geovane.

Relembre o caso:

Geovane Matias Maciel teria “incendiado a casa da companheira e cometido furtos, além de enviar áudios de ameaça à mulher”. Segundo o delegado, os militares ficaram sabendo que o rapaz embarcaria em um carro de aplicativo e, assim, realizaram a abordagem.

Segundo o BO (Boletim de Ocorrência), o rapaz estaria armado com uma faca e teria reagido, o que, de acordo com relato dos militares, resultou na morte dele.

Porém, o depoimento dos militares foi contradito, após o MP receber um vídeo anônimo, mostrando a ação dos militares. Nas imagens, é possível ver que Geovane já estava imobilizado e algemado, quando foi atingido por dois disparos. Segundo a perícia, foram efetuados quatro disparos, sendo dois antes do início das gravações.

Os militares envolvidos no caso foram afastados.

*Com informações CNN.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Polícia

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Correspondente a R$ 500,00 por animal

Esportes

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Corinthians superou a Ferroviária por 6 a 5 na disputa de pênaltis

Cotidiano

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Existe possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Sport vive um momento delicado na Série A